[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Câncer de laringe: Uma doença negligenciada

Pacientes e médicos dão pouca atenção a sinais, que no início parecem os de uma gripe

POR CLARISSA MELLO

Rio - A cada ano, 10 mil novos casos de câncer de laringe são diagnosticados no País. Apesar disso, a doença ainda é negligenciada: por seus sintomas serem parecidos com os de uma simples gripe ou inflamação na garganta, pacientes — e até médicos — não lhe dão a devida atenção. Quando o tumor é identificado, pode já ser tarde.



“As pessoas demoram a procurar o médico pois não sentem dores, e sim uma rouquidão que vai se arrastando. Deixam para o dia seguinte e assim vai. Em dois meses, o tumor cresce e a recuperação é mais difícil”, diz o coordenador do Centro de Oncologia da Rede D’Or, Alexandre Palladino.

Segundo ele, até o otorrinolaringologista (especialista que cuida dessa região) pode cometer erros e confundir a doença com uma amigdalite. Por isso, deve-se insistir para ter um diagnóstico adequado. “Se o paciente sente a rouquidão, vai ao médico, é medicado e não melhora em 15 dias, deve buscar outro profissional e pedir para fazer um exame de videolaringoscopia”, orienta.

SUS: DIAGNÓSTICO DEMORADO

Pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter mais dificuldade para ter o diagnóstico, segundo a chefe de Otorrinolaringologia do Hospital Municipal Salgado Filho, Leila Barquette. O principal problema é a carência de médicos.

Arte: O Dia
Arte: O Dia

“Há uma grande dificuldade para realizar exames complementares, como tomografia e ressonância. Também são poucos os hospitais equipados para realizar a cirurgia de biópsia. Quando se consegue confirmar o diagnóstico, vem outra grande dificuldade para encaminhar o paciente para o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço”, diz. “Também há grande carência de especialistas nesta área e as instituições que fazem este tipo de tratamento são poucas e estãosobrecarregadas”.

Quem tem rouquidão por 15 dias deve ir a posto de saúde

Quem sentir rouquidão por pelo menos 15 dias, principalmente se for fumante, deve procurar posto de saúde para ser avaliado. “Se descoberto cedo, o tumor tem cura”, afirma Leila Barquette. Em 90% dos casos, pacientes que receberam diagnóstico de câncer de laringe fumam ou já fumaram. De acordo com o Inca, os fumantes têm 10 vezes mais chances de ter o tumor. Em pessoas que associam o fumo a bebidas alcoólicas, o risco é ainda maior: aumenta 43 vezes.

Famosos enfrentaram e superaram tumores localizados na garganta

O ator americano Michael Douglas e os músicos ingleses George Harrison e Roger Daltrey também já tiveram de enfrentar tumores na laringe. Douglas descobriu a doença em dezembro de 2010, aos 66 anos. Após sessões de quimioterapia e radioterapia, ele emagreceu aproximadamente 15 quilos e conseguiu se curar do câncer.

Já o ex-beatle Harrison fez tratamento para câncer na garganta em 1990. Em 1997, retirou tumor do local. Sua morte, em 2001, não teve ligações com o câncer na garganta, que foi superado. Ele morreu de câncer no cérebro. Daltrey, vocalista do grupo de rock The Who, retirou tumor no Natal de 2009. Ele não passou por quimio e radioterapia, mas faz acompanhamento médico constante. “Retiraram tudo o que podiam da área da minha corda vocal”, disse.





LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: