[Valid Atom 1.0]

sábado, 17 de setembro de 2011

O Museu da Corrupção, que reúne alguns dos casos mais recentes de corrupção no Brasil.


O Museu da Corrupção, que reúne alguns dos casos mais recentes de corrupção no Brasil.
No espaço, tem até uma pizzaria.

A ex-deputada Angela Guadagnin(não foi reeleita) e sua coreografia no plenário da Câmara, tristemente conhecida como a "dança da pizza": celebração da impunidade



Dança da Pizza faz cinco anos

Dancinha da ex-prefeita Angela Guadagnin (PT) se transformou em um símbolo de mensalão

‘Se ela dança, eu danço, se ela dança, eu danço...’. Esta foi a trilha sonora que embalou o vídeo da ‘dança da pizza’, que alçou Angela Guadagnin (PT) ao posto de ícone do ‘mensalão’ ‘Se ela dança, eu danço, se ela dança, eu danço...’. Esta foi a trilha sonora que embalou o vídeo da ‘dança da pizza’, que alçou Angela Guadagnin (PT) ao posto de ícone do ‘mensalão’
Arthur Costa / São José
Agência BOM DIA
Como você comemora uma boa notícia? Sorrindo? Cantando sua música preferida bem alto? Abraçando alguém?  E por que não dançando? Ontem, a ‘dança da pizza’, a famosa manifestação protagonizada pela então deputada federal Angela  Guadagnin (PT),  completou cinco anos. E você, caro leitor, lembra do caso?
 Na madrugada de 23 de março de 2006, ao final de uma sessão da Câmara dos Deputados que julgava parlamentares envolvidos no suposto esquema do ‘mensalão’, a petista, ex-prefeita de São José,  comemorou, com uma ‘dancinha’,   a absolvição de seu colega de partido João Magno (PT-MG).
Sua celebração foi alvo de críticas da oposição e capa dos jornais no dia seguinte. Cinco anos se passaram e a ex-deputada, hoje  vereadora de São José, sofre até os dias de hoje as conseqüências do episódio.
“Fui trucidada pela pequena e grande mídia. Fui condenada por algo que não fiz e sequer fui citada no processo [do mensalão]. A sessão já havia acabado, eram mais de 1h da manhã e o que eu fiz foi comemorar a absolvição de um amigo. O João Magno foi inocentado com 308 votos. Não foi uma comemoração de corrupção como foi divulgado. Ele foi inocentado”, salienta a parlamentar.
injustiça /Angela lembra que não faz sentido ter sua imagem relacionada ao ‘mensalão’ -- seu nome não consta na investigação. Como integrante da Comissão de Ética da Câmara, ela conta que buscou dar o direito de defesa a todos os parlamentares que tiveram o nome citado no processo. “Não teve dança coisa nenhuma. Levantei os braços como forma de comemoração. ”, explica.
Após cinco anos, ela reluta em falar do tema  e se arrepende  da forma como comemorou. “Talvez tenha errado por ser uma pessoa expansiva, alegre, que manifesta seus sentimentos, que luta por seus amigos. Mas era um colega  absolvido”, declarou  a ex-prefeita.

Ação da mídia ou não, o episódio da dança da pizza refletiu diretamente nas urnas no caso de Angela Guadagnin. “Na eleição de 2002, tive 150 mil votos. Já na de 2006, foram 35, 37 mil. Isso com certeza prejudicou minha carreira”, destacou Angela Guadagnin.  À época do ocorrido em Brasília, Angela Guadagnin era deputada federal. Posteriormente, tentou se reeleger sem sucesso em 2006, meses após o caso do ‘mensalão’ estourar e, atualmente, ocupa o cargo de vereadora na Câmara de São José dos Campos.
O julgamento do caso ‘mensalão’ deverá acontecer em 2012 pelo Superior Tribunal Federal. A expectativa era de que o processo fosse julgado ainda este ano. No entanto, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, já admitiu que  a realização de diligências solicitadas por 12 dos 38 réus e pelo Ministério Público Federal poderá atrasar a data da realização do julgamento e o mais certo é que a definição saia apenas em 2012.
  O ministro disse precisar de um ano de isolamento para elaborar seu voto. Atualmente, a investigação já conta com mais de 41 mil páginas de material.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: