[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Deputado (PT) acompanha palestra do dirigente nacional do MST


Mais uma vez a Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi palco de debates abertos entre a sociedade e movimentos sociais, dessa vez com a realização da 5ª etapa do Ciclo de Formação Política da Juventude do PT (JPT/BA), nesta quinta-feira (2), na presença do dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o gaúcho João Pedro Stédile. O encontro foi no Auditório do PAF I da universidade, que teve a participação do deputado estadual Marcelino Galo (PT), além de 200 pessoas, entre universitários, líderes de movimentos e sindicatos. Leia mais

O dirigente nacional do MST esteve em Salvador a convite da Secretaria de Juventude do PT e debateu com os estudantes temas como a Reforma Agrária e a Luta Socialista no Brasil. Para o parlamentar Marcelino Galo “as palavras de João Pedro mostram que o movimento campesino está com extrema profundidade ideológica e nitidez estratégica”. “Estão fazendo uma leitura correta do papel dos movimentos sociais e acumulando forças para construirmos uma reforma agrária popular. Neste sentido que os movimentos podem contar com o nosso mandato como instrumento para fortalecer esta luta”, avalia.

Fazendo uma análise do papel dos movimentos sociais na luta democrática brasileira, João Pedro enfatiza a necessidade imediata de um movimento camponês ativo e de um governo popular. “Precisamos de uma reforma agrária popular e para isso acontecer só com um movimento de massas e um governo popular de fato. Dilma e Lula apesar de serem muito melhores que os governos anteriores ainda representam um governo de conciliação”.

Informação

Para fazer uma verdadeira reforma agrária popular o movimento aponta quatro tarefas. A primeira é democratizar a terra, a segunda desenvolver agroindústrias não individuais, mas como cooperativas, terceiro democratizar a educação e quarto desenvolvimento de novas técnicas de produção que aumentem o trabalho sem agredir o meio ambiente, ou seja, métodos ligados à agroecologia.

O ciclo de formação política da JPT/BA começou em fevereiro e já teve como palestrantes José Dirceu, Emir Sader, Milton Pomar, Muniz Bandeira entre outros. Esta foi a última atividade do ciclo.


/www.consuladosocial.com.br




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: