[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

#WikiLeaks: petróleo é insuficiente para manter socialismo de Chávez

Caracas, 9 dez 2010 (AFP) -O alto preço do petróleo não tem sido suficiente para cobrir o gasto público do governo venezuelano de Hugo Chávez em seu caminho ao socialismo, apontam telegramas de diplomatas americanos divulgados pelo site WikiLeaks.

Em vários despachos da embaixada americana em Caracas publicados nesta quinta-feira pelo jornal El País de Madrid, diplomatas apontam os problemas financeiros e produtivos da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), e que os preços do petróleo já não são suficientes para sustentar o projeto socialista de Chávez.

O encarregado de negócios dos EUA em Caracas, John Caulfield, estima que "este modelo econômico populista foi sustentável apenas enquanto os preços do petróleo subiam (...) mas com a rápida queda das cotações, em 2008, surgiram sérios problemas fiscais...".

Em 2009, o gasto público se deteve, mas o governo se endividou, antes de ordenar uma desvalorização da moeda.

Segundo os telegramas, a PDVSA tem problemas de liquidez, manipula dados de produção e de preços, e precisa com urgência de um forte investimento externo.

"PDVSA tem muito trabalho a fazer para se recuperar, mas parece que sua administração não está à altura deste desafio", diz o embaixador de Washington em Caracas, Patrick Duddy.

Os documentos também advertem para os "crescentes riscos" que enfrentam as companhias de petróleo estrangeiras diante das mudanças de regras do governo, e aponta "a drástica deterioração" das instalações dos serviços petroleiros após a estatização de cerca de 80 empresas do setor em 2009.

rsr/LR




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: