[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

#WikiLeaks ganha concorrente, o #Openleaks

olhardigital.uol.com.br

Digital News

WikiLeaks ganha concorrente, o Openleaks


Ex-sócios da organização abandonaram o projeto e decidiram abrir um novo site que vai servir como um intermediário neutro para outros veículos de comunicação

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 às 12h50

Parece que a organização WikiLeaks terá um concorrente daqui em diante. De acordo com o jornal sueco Dagens Nyheter, várias pessoas que se demitiram do projeto, devido a conflitos com o fundador Julian Assange, estão planejando abrir um novo site na próxima segunda-feira (13), o Openleaks.

Um dos organizadores do projeto, que quis permanecer anônimo, disse em entrevista para o jornal que o objetivo deles é, a longo prazo, construir uma plataforma sólida e transparente para apoiar denunciantes e, ao mesmo tempo, incentivar outros a iniciar ações semelhantes. "O objetivo a curto prazo trata-se de completar a infraestrutura técnica assegurando que a organização continue a ser governada democraticamente por todos os seus membros, ao invés de limitar a um grupo ou indivíduo", explicou. Segundo o jornal, os ex-sócios de Assange deixaram o WikiLeaks por causa do "estilo de gerenciamento" do fundador e seus problemas pessoais que estavam dificultando o trabalho da equipe.

O Openleaks não irá publicar diretamente as informações recebidas, mas vai permitir que os meios de comunicação e outras organizações acessem o sistema para divulgar os documentos internos disponibilizados pelo site. O grupo irá servir como um intermediário neutro, sem agenda política, o que poderá minimizar os problemas com os governos."Esperamos que ao não publicar qualquer documento diretamente em nosso nome, não sofreremos as pressões políticas que o WikiLeaks está sofrendo no momento", revelou o organizador.

A notícia da abertura do Openleaks chegou em meio a um período conturbado para o WikiLeaks: Julian Assange foi preso em Londres sob acusações de abusos sexuais, a infraestrutura do site foi desconectada pelo provedor e as doações que financiavam o site foram temporariamente bloqueadas pelo site de compras eletrônicas PayPal.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: