[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Prefeito contesta IBGE e faz censo paralelo em Tietê-SP

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

O prefeito de Tietê (SP), José Carlos Melaré (PTB), decidiu fazer um censo paralelo no município por não concordar com o resultado do censo oficial, apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prefeitura está convocando os moradores para confirmar os dados e cadastrar aqueles que não receberam a visita dos recenseadores. Os postos de recadastramento funcionam a partir do próximo sábado na região central da cidade.

Funcionários do município farão ainda uma recontagem, casa a casa, em três bairros da cidade.

De acordo com Melaré, os números do IBGE que apontam uma população de 35.796 habitantes estão incorretos. "A população já passa de 40 mil." Segundo ele, muitas pessoas reclamaram que não foram ouvidas pelos recenseadores, enquanto outras estavam ausentes e não foram chamadas para um segundo encontro com os funcionários do órgão. A prefeitura está reunindo dados de diversas entidades para enviar a contestação formal ao órgão federal no próximo dia 17. "Temos 26.691 eleitores e 6.112 crianças na rede de ensino básico", argumenta.

O prefeito considera a checagem dos dados do IBGE uma obrigação, já que a diferença acarretará prejuízo no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujo porcentual é determinado pelo número de habitantes. De acordo com a lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992, a prefeitura tem 20 dias a partir da data de publicação para contestar os dados. Para isso Tietê deve apresentar reclamação fundamentada.

O coordenador do IBGE na região, André Luis Depierre, disse que falta acrescentar ao número citado pelo prefeito a população correspondente a cerca de 200 casas fechadas e que será contada por estimativa. A população deve chegar a 36 mil. Ele disse que o IBGE já fez um "pente-fino" na cidade e confirmou todos os dados. Depierre lembrou que, ao contrário de algumas cidades vizinhas, Tietê não atraiu fluxo migratório. "A última indústria instalou-se aqui há dez anos", disse.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: