[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Moradora de Brasília encontra 14 escorpiões em apartamento

Plantão | Publicada em 24/11/2010 às 18h53m
DFTV

*

Estudante encontrou 14 escorpiões em seu apartamento no DF - reprodução TV Globo

BRASÍLIA - Uma moradora da quadra 407 Norte, em Brasília, encontrou 14 escorpiões em seu apartamento nas duas últimas semanas. A estudante Sâmia Marques diz que agora vive em estado de pânico constante. .

- Vivo num estado de pânico. Não pode passar um vento no meu pé, que dou um pulo, assustada - conta a jovem.

- É assustador pensar que, no meio da cidade, tem escorpiões - diz o geógrafo Rafael Guimarães, também morador da 407.

Apavorada, a estudante chamou a Vigilância Ambiental, que orientou que os ralos fossem tampados, a fresta da porta coberta com pano e os bocais das luminárias vedados.

Mas, mesmo assim, os escorpiões continuam aparecendo.

- Mesmo depois de ter seguido essas recomendações, encontrei dois no meu banheiro - diz Sâmia.

Os escorpiões se escondem em galerias de esgoto e de água, tubulações e restos de construção. No período de chuva, eles fogem dos alagamentos e correm para as casas. O veneno dele pode ser mortal.

Para piorar a situação, é nesta época do ano que os escorpiões se reproduzem e saem em busca de comida. A principal refeição desse aracnídeo é a barata.

Os moradores agora se previnem como podem.

- Eu sempre olho dentro do sapato. É perigoso eles entrarem, a gente calçar e se machucar - diz o assistente de chancelaria, Heber Felipe.

O veneno do escorpião pode matar crianças, idosos, pessoas com alergia ou imunidade baixa. Nos adultos, causa dor intensa no local da picada, além de inchaço, vermelhidão, queimação, câimbra abdominal, febre, dor de cabeça e enjoo.

A Vigilância Ambiental diz que não há muito que fazer para combater o bicho.

- A melhor forma de evitar o contato com o escorpião, já que a proliferação não é possível de controlar, é evitar acumular entulho próximo a casa ou dentro de casa. Toda vez que for mexer nesse entulho, é importante usar luva. Em casa, é preciso proteger os locais por onde o escorpião pode entrar - orienta Armando Teixeira, da Vigilância Ambiental.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: