[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Chuva arranca mais de 30 toneldas de asfalto em Belo Horizonte, diz Prefeitura


Publicada em 23/11/2010 às 21h28m

Globo Minas, Jornal Hoje, G1 MG

Reprodução de imagem Globo Minas

BELO HORIZONTE - As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte entre a noite de ontem e a manhã desta terça-feira causaram a morte de um homem de 36 anos na região da Pampulha e deixaram pelo menos 125 famílias desabrigadas. De acordo com Serviço de Limpeza Urbana (SLU), cerca de 30 toneladas de asfalto se soltaram devido às chuvas na região. A retirada do entulho começou a ser feita e a previsão é que termine nesta quinta-feira, segundo a SLU.

Moradores da região nordeste de Belo Horizonte protestaram no fim desta terça-feira no trecho da Avenida Cristiano Machado que ficou inundado no período da manhã. Às 19h, o protesto interditava duas das quatro faixas da Avenida Cristiano Machado no sentido centro-bairro, de acordo com a Polícia Militar (PM). O protesto é na altura do número 7.750, no bairro 1º de Maio.

Cerca de 200 pessoas participam do ato, de acordo com a PM. Os manifestantes queimaram pneus e colchões no meio da rua. O Corpo de Bombeiros esteve no local para apagar o fogo.

O Córrego do Onça transbordou e invadiu casas. O volume de água se igualou a uma cachoeira. Edgar Bispo dos Santos, um entregador de gás, morava na primeira casa alagada pelo córrego havia 12 anos. Ele era voluntário da Prefeitura para situação de emergência. Ao ter a casa invadida pela água, saiu para avisar os vizinhos, mas retornou para pegar uma galinha e cachorros. Morreu afogado na frente da casa. ( TV Globo: veja imagens do córrego e dos alagamentos em Belo Horizonte )

A água encobriu também a Avenida Cristiano Machado. Um ônibus com 40 passageiros ficou ilhado. Os passageiros tiveram de subir no teto do veículo e os bombeiros retiraram um a um. Um bombeiro, amarrado por uma corda, ajudou os passageiros a chegarem até um local seguro.

Reprodução de imagem Globo Minas Um homem, que não sabia nadar, subiu em uma árvore para escapar da enchente. Ele passou quatro horas em cima da árvore até ser içado pelo Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta terça, um barranco cedeu e deixou três pessoas soterradas, entre elas uma criança. As vítimas foram socorridas com ferimentos leves.

Leia também: Moradores relatam temporal em Belo Horizonte

Vários pontos da cidade sofreram com alagamentos. A previsão de meteorologistas é de mais chuva para Belo Horizonte até o final desta semana.

Entre as 23h de segunda e 8h desta terça-feira choveu mais da metade do esperado para o mês de novembro em Belo Horizonte, segundo informações do meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Ainda segundo o especialista, durante estas nove horas choveu cerca de 140 milímetros na capital. A média de chuvas esperada para novembro em BH é de 241 milímetros. Uma frente fria e o excesso de umidade relativa do ar são as principais causas das chuvas que atingiram a Região Metropolitana da capital.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: