[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pacientes do SUS agora tem exame nuclear para detectar câncer, em SP

20/10/10 - 00:00 >



PanoramaBrasil
SÃO PAULO - O Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo ganhou uma nova tecnologia de exames para diagnosticar o câncer. É a tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET-CT), disponível desde ontem (19) com a inauguração do setor de Medicina Nuclear do Instituto do Câncer de SP (Icesp).

O PET-CT é feito a partir de dois equipamentos que custaram R$ 4 milhões aos cofres estaduais. A tecnologia permite a detecção de tumores com precisão, logo nos estágios iniciais da doença. O diagnóstico oferece mais exatidão e prevenção do que as fornecidas pela tomografia tradicional.

"Trata-se de uma verdadeira revolução no diagnóstico do câncer, permitindo no futuro, com a evolução das pesquisas, que a doença seja identificada em estágios moleculares ou subcelulares", afirmou o diretor-geral do Icesp, Giovanni Guido Cerri. A Secretaria de Saúde espera que a novidade hospitalar beneficie mais de sete mil pacientes por ano. "Com este exame, os pacientes do SUS terão acesso ao que há de mais moderno para rastreamento de tumores", continuou Cerri.

O novo exame permite a visualização do grau de extensão da doença, identificando se o tumor é localizado, ou seja, se espalhou. Com isso, é possível planejar o tratamento, monitorar o tempo de resposta dos recursos aplicados e fazer um melhor controle do câncer.

Quando submetido ao PET-CT, o paciente recebe uma injeção de FDG-18, uma substância radioativa que dá contraste no local onde existe o tumor. Isso acontece porque as células tumorais se alimentam de alguns compostos presentes no radiofármaco, atraindo e aglutinando a substância. O procedimento é simples e, para fazê-lo, o paciente deve apenas praticar o jejum anteriormente.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: