[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O mapa da mina


Autor(es): Luiz Carlos Azedo e Leonardo Santos
Correio Braziliense - 29/07/2010

Uma das dificuldades da oposição na campanha eleitoral é o grau de satisfação dos cidadãos com a economia. Havia uma distância entre o sujeito ter um título de eleitor e ter acesso ao mercado interno, o que, grosso modo, servia de indicador do nível de exclusão social existente no país. Nos centros urbanos, esse eleitor excluído votava na oposição; nos grotões, era tangido pelas oligarquias. Agora, aplaude o presidente Lula sem intermediários.

Parcela considerável dessa massa entrou no mercado graças à elevação da renda e ao crédito fácil. O Bradesco, por exemplo, comemora o fato de que metade dos seus 20,6 milhões de correntistas pertence à classe C, sendo 2 milhões recém-egressos das classes D e E espalhados por todos os municípios do país.

Essa nova classe média usa e abusa dos cartões de crédito, dos créditos consignado e imobiliário, do financiamento de veículos e dos seguros de automóveis, e sonha com uma aposentadoria complementar privada, mesmo com o risco de endividamento exagerado e inadimplência. Mas esses novos emergentes seguem a máxima popular do “quem não deve, não tem”. E acreditam que o Brasil vai muito bem, obrigado, como propaga o ufanismo oficial.

Continência

Uma das quatro prioridades do programa de governo de Dilma Rousseff (PT) para a saúde é a criação do serviço civil obrigatório. A proposta petista obrigaria estudantes de medicina de todo o país — que estudarem ou fizerem residências nas escolas públicas — a atuarem em hospitais públicos de cidades do interior. Todos seriam remunerados e teriam que cumprir um tempo mínimo para pagar o investimento que o governo fez na formação do profissional.


DilmaToy

É politicamente incorreta a animação da petista Dilma Rousseff dançando funk com o presidente Lula no YouTube. Termina com o tucano José Serra num caixão. Ontem, tinha 2.055 acessos



Popular/ O comitê central da campanha de Dilma Rousseff está localizado no térreo de um edifício no centro comercial da Asa Sul de Brasília. O fácil acesso tem sido motivo de dor de cabeça para as funcionárias que fazem atendimento ao público. Um boteco ao lado atrai para a porta do comitê uma legião de bêbados.

Senado/ Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PMDB) estão em empate técnico, com 53% e 49% das intenções de voto, respectivamente, na disputa pelas vagas do Senado no Espírito Santo. Em terceiro lugar está a tucana Rita Camata (PSDB), com 30%.


Reconciliação


Gustavo Moreno/CB/D.A Press - 9/2/10

Depois de vários desencontros, Dilma Rousseff e o deputado cearense Ciro Gomes (foto), do PSB-CE, vão se reunir hoje em almoço promovido pela própria candidata, em Brasília. A partir da conversa pode sair um acordo sobre a participação de Ciro na campanha, mas ninguém no PT arrisca um palpite. O ex-ministro da Integração Nacional é imprevisível.


Comparação

José Serra (PSDB) não perde uma oportunidade de criticar o governo Lula no que tange ao ensino profissionalizante. Segundo o tucano, o governo Lula não alcançou a meta governista de 500 mil matrículas até 2010. No ano passado, foram realizadas apenas 148 mil matrículas nos estabelecimentos federais. No mesmo período, o governo paulista ofereceu 218 mil vagas para o ensino técnico e 53 mil para o tecnológico, registrando 67% a mais do que todas as unidades do governo federal.


Suspense

Decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmando a candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ao cargo de deputado federal pelo PR aumenta o suspense nas eleições fluminenses. Seu candidato a governador é Fernando Peregrino (PR), mas nada impede que ele possa desistir para dar lugar à volta de Garotinho na disputa pelo Palácio Guanabara.


Segredos

Os programas eleitorais que irão ao ar a partir do próximo dia 17 estão sendo tratados como segredo de Estado na cúpula do PT. Nem mesmo assessores mais próximos de Dilma sabem quais surpresas o publicitário João Santana reserva para o início das propagandas na TV. A única certeza é de que Lula não será o âncora de todos os programas, mas vai aparecer bastante.


Bombou

Pesquisa do Ibope divulgada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo confirma o governador capixaba Paulo Hartung (PMDB) como grande “eleitor” do estado. Sua administração é aprovada por 81% dos eleitores e 72% confiam no governador. Renato Casagrande (PSB), candidato de Hartung ao Palácio Anchieta, aparece com 51% das intenções de voto, seguido por Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com 18%. A pesquisa ouviu 812 eleitores entre 22 e 25 de julho e foi registrada no TSE sob protocolo número 20616/2010.


Sucatão

O presidente Lula quer comprar um novo avião para substituir o “Sucatão”. Argumenta que a velha aeronave o acompanha nas viagens com os convidados da comitiva oficial. Se cair, uma parte do empresariado brasileiro morre na tragédia. Já houve viagem com 18 mecânicos a bordo.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: