[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de março de 2010

"Pediram para eu falar que tinha sido o Alexandre", diz madrasta de Isabella


Rosanne D'Agostino e Daniela Paixão
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Anna Carolina Jatobá atacou a polícia em seu depoimento desta quinta-feira (25) no júri popular do caso Isabella. A madrasta da menina disse que a polícia chegou a pedir que ela entregasse Alexandre Nardoni como culpado pela morte da menina, que caiu da janela do 6ª andar do edifício London, na capital paulista, em março de 2008. O casal enfrenta o quarto dia de júri popular pelo homicídio, em julgamento que acontece no Fórum de Santana, na zona norte de SP.

Nardoni foi firme e ostensivo, diz jurista


A madrasta, que demonstrou desespero no início do depoimento, soluçando e parecendo chorar, afirmou que a delegada Renata Pontes, que registrou o boletim de ocorrência à época, e outro investigador do caso, pediram que ela entregasse o marido. “Eles queriam que eu falasse que tinha sido o Alexandre. A doutora Renata disse que ele tinha cara de psicopata”, disse a madrasta ao júri.

Neste momento, segundo Jatobá, os investigadores do caso estavam no apartamento, para onde ela voltou com a polícia depois do crime. Pontes estava sentada em um rack em seu apartamento, disse a madrasta. No depoimento, ela diz que eles tomavam café na sala.

O juiz questionou sobre a conversa com a delegada e Jatobá afirmou que um investigador lhe perguntou se ela tinha noção do que seria uma cadeia, já que o Alexandre estava bem, pois tinha curso superior. Jatobá não tem diploma universitário pois seu curso ainda estava incompleto. “Eles ficaram me pressionando.”

Antes, Jatobá repetiu a versão de Nardoni sobre como chegaram ao edifício pouco antes da morte da menina. Fez questão de ressaltar duas informações: “Excelência, eu quero é deixar bem claro que não tinha fralda no carro” e “quero deixar claro que a camiseta dele estava seca, normal, não tinha vômito”, ao contrário do que dizem as investigações.

Quarto dia de julgamento

Depoimento de Nardoni
Jatobá e Nardoni repetem que não têm envolvimento na morte da menina. O depoimento de Jatobá teve início às 16h20, logo após o término do interrogatório de Alexandre.

Durante seu depoimento, Alexandre Nardoni deu a mesma versão da mulher, dizendo que recebeu uma proposta de acordo para assumir sozinho um homicídio culposo (sem intenção de matar), livrando Jatobá das acusações. Nardoni chorou, negou o crime e disse que teve desentendimentos no edifício London.

Nardoni disse ainda que, depois da queda e da morte de Isabella, foi obrigado a passar a madrugada de domingo até segunda de manhã na delegacia, onde ele e Jatobá foram separados em duas salas. “Não desejo nem para o pior inimigo isso que passei e que estou passando hoje.”

Segundo o réu, delegados jogaram objetos nele. “Aí começou a sessão de xingamentos. Eu só falava que estava ali para ajudar e que eles podiam até me bater, mas teriam que responder por isso. Aí a Renata [Pontes, que relatou o boletim de ocorrência] pediu para algemar. Eles [os policiais] não estavam se conformando com aquilo”, disse.

Mais adiante, questionado pelo promotor Francisco Cembranelli se ele sabia o nome da professora e da pediatra de Isabella, Nardoni desconversou e começou a falar sobre o que teria acontecido em um interrogatório, que, segundo ele, contava inclusive com a presença do promotor.

"Eles mostraram a foto da minha filha no necrotério e houve uma proposta de acordo. Ele queria que eu assinasse um homicídio culposo e tirasse a minha esposa do processo. Eu disse que tava querendo descobrir a verdade. O doutor Calixto [Calil Filho, delegado] explicou qual era a diferença entre homicídio culposo e doloso”, afirmou.

O promotor questionou Nardoni se todos os que ele estava citando haviam participado daquela negociação e perguntou ao juiz o que tinha aquilo a ver com a pergunta que fora feita. “Eu só estou falando o que houve no interrogatório, no dia 18 de abril de 2008”, respondeu.

Choro e traição
O promotor Francisco Cembranelli afirmou que o choro de Alexandre Nardoni não tem lágrimas e tentou, com suas perguntas, provar contradições em relação ao depoimento do pai sobre a morte da filha, Isabella.

O réu respondia às perguntas de forma nervosa e evasiva. A defesa usava a estratégia de perguntar ao promotor em que página do processo estavam as afirmações que ele usava para interrogar Nardoni. O promotor rebateu dizendo que isso era feito para dar tempo do réu pensar. No final, Cembranelli começava a dizer a página em que se baseava antes de perguntar.

Cembranelli perguntou se Alexandre traía Ana Oliveira com Jatobá, porque o primeiro encontro do casal aconteceu quando Isabella já tinha 11 meses. “Não traí”, disse Alexandre. Em seguida, o promotor perguntou se Nardoni, que não usava óculos, tinha problemas de visão: “Eu sempre usei óculos, o senhor não acompanha a minha vida”, retrucou o acusado. “Então, qual o seu problema de visão?” A resposta demorou a sair: “Ah, é, eu não enxergo de longe”. O juiz do caso, Maurício Fossen, pediu o fim das perguntas irônicas.

Marcas em camiseta
No interrogatório, Nardoni, afirmou que, na tentativa de achar a filha Isabella no dia do crime, entrou no apartamento, não viu mais a filha dormindo, foi imediatamente ao quarto dos irmãos quando viu a tela cortada. Com Pietro, outro filho do casal no colo, ficou de joelhos na cama e encostou o rosto na tela. “Não dava para passar a cabeça”, disse.

"A sua cabeça tem meio metro por acaso?", questionou Cembranelli, provocando a reação do advogado de defesa, Roberto Podval: "Faça o que é a sua obrigação". O juiz interveio novamente, dizendo que iria indeferir se houvese xingamento no tribunal.

O depoimento contraria o que diz o laudo da perícia técnica. A perita Rosângela Monteiro, do IC (Instituto de Criminalística), afirmou ao júri popular que as marcas na camiseta de Nardoni são as de alguém que encostou na tela de proteção com um peso de 25 quilos pendente para o lado de fora da janela. Para ela, foi ele quem jogou Isabella.

O que ainda deve acontecer
Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá são réus por homicídio triplamente qualificado e fraude processual (entenda as acusações). O julgamento teve início nesta segunda-feira (22), quando o casal se encontrou pela primeira vez desde maio de 2008, e deve durar até o final desta semana.

O casal é julgado por quatro mulheres e três homens, sorteados no primeiro dia de sessão. Destes, cinco nunca participaram de um júri.

Em seguida, foram tomados os depoimentos das testemunhas. Os réus são os últimos a serem ouvidos. Depois, ocorrem os debates, quando defesa e acusação apresentam seus argumentos. São duas horas e meia para cada (por se tratarem de dois réus), o que deve ocupar toda a sessão de sexta-feira (26). Se o Ministério Público pedir réplica, de duas horas, a defesa tem direito à tréplica, também de duas horas.

Ao final, o júri se reúne em uma sala secreta para responder a quesitos formulados pelo juiz. Eles decidirão se o casal cometeu o crime, se pode ser considerado culpado pela atitude, e se há agravantes ou atenuantes, como ser réu primário. De posse do veredicto, se houver condenação, o juiz dosa a pena com base no Código Penal. Se houver absolvição, os Nardoni deixam o tribunal livres. A sentença deve sair ainda na noite de sexta.

Primeiros dias de julgamento
No primeiro dia do júri, prestou depoimento Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella. Ela chorou por pelo menos três vezes, provocou o choro de ambos os réus e relatou o amor de Alexandre pela filha e o ciúme que a madrasta teria da relação do marido com a menina e com sua ex-mulher.

O segundo dia de júri foi marcado pelas fotos do corpo de Isabella no IML (Instituto Médico Legal), que chocaram muitos dos presentes. Um dos peritos convocados disse que alguém tentou calar os gritos de Isabella, que morreu de asfixia, fruto de uma esganadura, e da queda do prédio. Pouco antes, ela teria sido atirada com força ao chão, segundo a perícia.

Já o terceiro dia de julgamento finalizou a fase das oitivas das testemunhas, com a desistência da defesa em ouvir os depoimentos que havia convocado. Pela acusação, a perita Rosângela Monteiro, do Instituto de Criminalística, afirmou que marcas na camiseta de Alexandre Nardoni são compatíveis com as de alguém que atirou Isabella pela janela do apartamento. Irônica, ela provocou a reação indignada do réu.

Compartilhe






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters