[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 8 de março de 2010

Nem toda impressora é compatível com Windows 7

BRUNO ROMANI
colaboração para a Folha de S.Paulo

A classe de periféricos que, talvez, seja a mais popular entre consumidores comuns é a que inclui as impressoras. Por isso, com cada novo sistema operacional no mercado existe apreensão entre fabricantes, a Microsoft e os donos de impressoras desenvolvidas para sistemas antigos.

Apesar de reclamações em fóruns de tecnologia sobre a compatibilidade com o Windows 7 não serem raras e envolverem vários fabricantes diferentes, aqueles consultados pela Folha negaram que seus produtos sofram com a falta de drivers.

Canon, HP, Epson e Lexmark dizem não ver problemas entre suas impressoras e a mais nova versão do Windows. Nem mesmo o Vista, que fracassou também por questões de compatibilidade, é criticado pelas empresas. A explicação, segundo eles, é que os drivers começam a ser desenvolvidos antes da chegada de novos sistemas às lojas.


Editoria de Arte/Folha Imagem

Porém, enquanto HP e Lexmark garantem existir uma transição tranquila, Canon e Epson dão indícios de que nem todos os equipamentos são compatíveis com o Windows 7.

A Canon, por meio de sua assessoria, disse que não disponibiliza drivers atualizados para os modelos com, em média, mais de cinco anos de uso. Eles são, portanto, considerados obsoletos.

Já a Epson disse que faz atualizações de drivers começando por equipamentos mais recentes para, então, trabalhar nos mais antigos. Os drivers para as impressoras com mais de cinco anos, informa a empresa, estão sendo testados dependendo do quanto esses modelos ainda estão sendo usados no mercado.

A explicação da Epson vai ao encontro do que pensa o analista Mike Cherry, da agência Directions on Microsoft. À reportagem, ele diz que o custo do desenvolvimento de drivers que servem equipamentos antigos é uma das razões para as quais os seus fabricantes deixam de lhes dar suporte.

Nenhum dos fabricantes vê a falta de compatibilidade como obstáculo para a adoção do Windows 7 no Brasil, mesmo com a grande quantidade de impressoras desenvolvidas para o XP vendidas no país nos últimos anos.
Os quatro fabricantes recomendam que drivers atualizados e a lista com impressoras compatíveis sejam buscados em suas páginas na internet.

Lixo eletrônico

Outra questão que a falta de compatibilidade pode trazer é a produção de lixo eletrônico. Sobre isso, José Antonio Abbate, representante da Lexmark, disse que a empresa mantém uma parceria com a Oxil, companhia especializada no descarte desse tipo de equipamentos obsoletos.

A Epson citou o seu programa de coleta, cujas informações estão no site epson.com.br/coleta. HP e Canon não se pronunciaram sobre o assunto.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters