[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 8 de março de 2010

Conta de Fernando Sarney no exterior é descoberta


Publicada em 07/03/2010 às 23h34m

O Globo

BRASÍLIA - Informações enviadas ao governo brasileiro por autoridades chinesas confirmam que o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), manteria no exterior conta corrente não declarada à Receita Federal. A conta teria sido usada para receber remessa de US$ 1 milhão, segundo revelou reportagem publicada ontem pelo jornal "Folha de S. Paulo".

O próprio empresário, de acordo com o jornal, seria o operador da conta, que está em nome de uma offshore sediada no Caribe. No começo de 2008, o dinheiro foi remetido para o HSBC em Nova York e, em seguida, depositado em favor da Prestige Cycle Parts & Accessories numa agência do banco em Qingdao (China).

A autorização para a transação é assinada pelo próprio Fernando Sarney e consta do inquérito da Operação Faktor, da Polícia Federal, que o indiciou por formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A partir do documento e de interceptações feitas na investigação, o Ministério Público Federal (MPF) e a PF pediram o rastreamento de operações financeiras do empresário.

A solicitação foi enviada pelo Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça à China há nove meses. A existência da conta teria sido confirmada em laudo das autoridades chinesas, mas o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, negou ontem, em nota, que o órgão tenha recebido comunicado oficial a respeito.

Procurado pelo GLOBO numa de suas empresas e pelo celular, Fernando Sarney não foi localizado. A assessoria do senador José Sarney informou que ele não se manifestaria.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters