[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 30 de março de 2010

Exigência sobre aulas noturnas de trânsito divide a opinião dos alunos


A partir de maio, as autoescolas serão obrigadas a dar aulas à noite.
Mudança pode alterar carga horária e elevar custo para os alunos.

Do G1, com informações do Jornal da Globo


Quem for tirar a carteira de habilitação pela primeira vez vai ser obrigado, a partir de maio, a aprender a dirigir também a noite. As autoescolas ainda esperam a definição sobre o aumento ou não da carga horária e dos custos para os alunos.




Para quem já sabe é tranquilo, mas para quem está aprendendo é mais difícil, o estudante Vinícius Brusaque que o diga. "Minha primeira aula, eu deixei o carro morrer algumas vezes, estava meio nervoso porque era de noite, muito diferente", relata.


A luz dos faróis que bate nos olhos e ofusca, a perda de visão quando a luz cai, dirigir neste horário é bem diferente que conduzir durante o dia. Isso todo mundo sabe.



A polêmica gira em torno de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro, que agora obriga quem quiser tirar a carteira de habilitação a fazer aulas noturnas.


O diretor do Departamento de Medicina do Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves Júnior, explica por que a atenção deve ser redobrada no escuro. "Diminui a sua visão periférica, cortar ou ultrapassar outro veiculo. Você não tem o dimensionamento perfeito, a sua visão cai cerca de 50%", esclarece.


A nova regra vai entrar em vigor daqui a dois meses e ainda não se sabe se a carga horária vai mudar, mas o Sindicato das Autoescolas já prevê um aumento no custo das aulas. "Se nós vamos estender os nossos horários de trabalho, se vamos ter que ter mais trabalhadores para poder atender essa nova regra, vamos ter que repassar para o usuário", argumenta o presidente do sindicato, José Guedes.

Polêmica

A mudança divide a opinião dos alunos. "A visibilidade torna-se restrita. É aquela coisa da pessoa passar rápido em frente ao seu carro, de ter uma freada, de você ter uma habilidade de prever o que vai acontecer", diz a estudante Stephanie Leal.


"Se eu preciso ter aula de reflexo noturno para entender como é que é, eu teria que ter aula em dia de chuva, em dia de granizo, em dia de nevoeiro e em todas as situações. Porque se aplica para aula da noite teria que se aplicar para tudo", rebate a estudante Melina Valente.




LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters