[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ex-presidente da Petrobras espera ganhar eleições do PT em primeiro turno


Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Apontado como favorito no PED (Processo de Eleição Direta) do PT, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra afirmou neste domingo à Folha Online que espera conquistar o comando do partido ainda em primeiro turno. Candidato da chapa "O Partido que Muda o Brasil", que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dutra disse que o processo interno fortalece o PT para a disputa eleitoral de 2010.

Dutra votou na manhã de hoje em Aracaju (SE). Para o petista, o partido tem provocado boas discussões para consolidar um projeto para ser apresentado nas eleições do ano que vem. "Eu estou confiante e acho possível sim vencer no primeiro turno. Eu fui a 24 Estados, participei de plenárias importantes e lotadas, buscando um debate participativo, esquentando a militância para o as eleições do ano que vem", disse.

Dutra disse que o apoio do presidente Lula é importante para sua vitória, mas afirmou que, para chegar à presidência, terá que contar com todos os votos possíveis. "A participação dele [presidente Lula] no processo mostra o compromisso com o partido, com o projeto que o PT tem para o país. Mas para vencer vou precisar do voto do mais humilde petista. Vou precisar de todos os votos possíveis na verdade", afirmou.

Questionado sobre o possível retorno de petistas que são réus do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o candidato disse que esse tema está finalizado "Essa questão [do mensalão] está superada. O que tem que ser apurado está sendo", disse.

Segundo reportagem da Folha publicada ontem Dutra, e seu principal adversário, José Eduardo Cardozo, afirmam que, se eleitos, não colocarão obstáculo à volta de petistas que são réus no mensalão, com o ex-ministro José Dirceu e os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha. Outros cinco petistas ligados ao escândalo estão na chapa composta pelo candidato do presidente Lula.

Dutra deixou a presidência da BR Distribuidora para disputar o comando nacional do PT. Tem o apoio dos principais líderes do partido e conseguiu unir três correntes do partido: Novos Rumos, PT de Lutas e Massas e Construindo um novo Brasil. Dutra defende a aliança do partido com o PMDB, mas não descarta antigos aliados, como o PC do B e o PSB.

José Eduardo Cardozo (Chapa Mensagem ao Partido), Iriny Lopes (Chapa Esquerda Socialista), Markus Sokol (Chapa Terra, Trabalho e Soberania), Geraldo Magela (Chapa Movimento: Partido para Todos) e Serge Goulart (Chapa Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo) também disputam a presidência do partido.




Em eleições de cartas marcadas, José Eduardo Dutra será eleito o novo presidente nacional do PT

Claudio Dantas Sequeira

O PT deve encerrar de vez a tradição de ser um partido democrata, aberto ao diálogo das inúmeras tendências e grupos ideológicos que o compõem, no domingo 22, quando ocorrem as eleições internas da legenda. Ao contrário de anos anteriores, antes mesmo de os votos chegarem às urnas o resultado das eleições não é segredo para ninguém.

O ex-senador José Eduardo Dutra, da corrente "Construindo um Novo Brasil" (CNB), será o novo presidente do partido, de acordo com a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Estados onde a aliança com o PMDB está mais ameaçada, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará, Lula também indicará quem serão os presidentes regionais. O fim da democracia petista tem um só objetivo: azeitar a máquina partidária com vistas a fortalecer a estratégia de tornar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a sucessora de Lula.

"Uma vitória de candidatos que defendem a tese da aliança com o PMDB em vários Estados é uma sinalização fundamental para 2010", afirma o coordenador nacional das eleições da CNB, Francisco Rocha. Segundo ele, a conquista da maioria dos diretórios por parte da CNB daria ainda mais força para Lula moldar os palanques regionais. A tese foi repetida por Dutra durante a campanha. "A continuidade do nosso projeto político em 2010 dependerá da capacidade de agregar forças de centro, principalmente o PMDB", disse. No Rio de Janeiro, por exemplo, Lula apoia a chapa do deputado federal Luiz Sérgio, que é a favor da reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), contra a candidatura do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT-RJ).

A estratégia de campanha dos adversários de Dutra é mostrar que uma vitória da CNB é um risco à imagem do partido, ao reabilitar antigos dirigentes que estiveram envolvidos direta ou indiretamente com o mensalão, como o ex-ministro José Dirceu, os deputados José Genoino, José Mentor e João Paulo Cunha. Caso Dutra obtenha 60% dos votos, terá o direito de indicar a mesma proporção de dirigentes nacionais. "O que está em jogo agora é o controle do partido nas eleições de 2010 e se o PT se inclinará a favor de uma aliança estratégica com o PMDB", alerta o secretário de relações internacionais, Valter Pomar, da corrente "Esquerda Socialista", cuja candidata é a deputada estadual Iriny Lopes (ES).

Foto: Anderson Schneider/ Istoé dinheiro













Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters