[Valid Atom 1.0]

sábado, 18 de julho de 2009

Exame confirma gripe suína em menino de 12 anos em Niterói




POR PÂMELA OLIVEIRA, RIO DE JANEIRO

Rio - A Secretaria de Saúde de Niterói confirmou na tarde desta sexta-feira a infecção de um garoto de 11 anos pelo vírus Influenza A (H1N1), responsável pela gripe suína. Ele está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital particular da cidade e, segundo as autoridades sanitárias, ele encontra-se em estado grave.

Este é o novo caso confirmado de gripe suína em Niterói. Ainda de acordo com a secretaria, o jovem não saiu do país e não tem nenhuma doença de base, que possa agravar ainda mais a quadro clínico dele. Cerca de 15 amigos do rapaz, que não teve a identidade divulgada, estão em quarentena porque tiveram contato muito próximo com ele. A orientação é que eles não saiam de casa nos próximos dias. A secretaria informou no fim da tarde desta sexta que a orientação é para que as pessoas evitem lugares fechados e também de grandes multidões.

Foto: Paulo Alvadia/ Agência O DIA
Nos colégios do Estado, pais e alunos ainda seguem preocupados

Foi confirmado na última quinta-feira a 1ª morte em decorrência de gripe suína no Rio de Janeiro. Trata-se de uma mulher de 37 anos que morreu último dia 13 em um hospital particular. Quem confirmou a informação foi a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. O secretário, Hans Dohmann, disse que a mulher não viajou e também não teve contato com ninguém que tenha ido para países com grande incidência da doença.

As autoridades sanitárias estão investigando qual o vínculo epidemiológico no caso do óbito no Rio de Janeiro. Até o momento, apenas uma pessoa da família da vítima apresentou sintomas da doença. Colegas de trabalho e familiares da mulher estão sendo monitorados. Até o momento 128 casos já foram confirmados aqui no Rio.

Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 6 de julho, havia 94.512 casos da nova gripe, em 122 países. O número de óbitos foi de 429, com uma taxa de letalidade de 0,45%.

Histórico

O primeiro óbito por gripe suína no Brasil foi de um caminhoneiro no Rio Grande do Sul. O segundo caso, uma menina, de 11 anos, em Osasco. Na última segunda-feira foi confirmado pelo Ministério da Saúde o terceiro óbito, este um menino de 9 anos de idade também no RS. A quarta morte em consequência do vírus Influeza A, de variação H1N1, foi na cidade de Botucatu, também no interior paulista. Nesta quinta-feira foram confirmados mais três óbitos, totalizando sete no Brasil. Os três últimos foram registrados no Rio Grande do Sul, São Paulo, também em Osaco, e o primeiro caso fatal aqui no Rio de Janeiro.

Vírus circula pelo Brasil

Em coletiva de imprensa dada na tarde desta quinta, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o vírus Influenza A H1N1, que provoca a gripe suína, já circula livremente pelo Brasil. A confirmação foi feita após o resultado do exame de um menino de 11 anos, que morreu em São Paulo, no dia 30 de junho, sem nenhum vínculo de fora do País. A vítima não teria tido contato com nenhum estrangeiro de áreas de risco e nem teria viajado para fora do país recentemente. Com isso, o Brasil passa a ser o 8º país a ter a presença do vírus circulando, com 11 mortes confirmadas.

"Pela primeira vez, através das análises epidemiológicas, não foi possível detectar de onde veio o vírus. Há evidências de que no Rio Grande do Sul, o vírus possa estar circulando. Não há evidência de circulação em outros estados. Nesse momento, a mudança de cenário tem uma implicação para que as pessoas estejam mais atentas. Quem tem febre alta, dor muscular, não deve ficar em casa tomando chazinho", orientou Temporão.

Apesar de afirmar que o número de casos leves deve aumentar, Temporão garantiu que a situação é de tranquilidade. "Esse fato não significa que a situação se agravou. Apenas que o vírus mudou o padrão de presença no Brasil. Teremos um mês e meio mais crítico, quando o inverno acabará. Não há nenhum motivo para pânico, nenhum motivo para mudar a rotina. É importante apenas que as pessoas se mantenham informadas e sob qualquer sintoma de gripe procure seu médico de confiança ou um posto de saúde. A recomendação para que evite viajar para o exterior continua".

Leia mais:

Quarentena para pessoas próximas à paciente
Temporão: 'Vírus Influenza A H1N1 circula livremente pelo Brasil'
Temporão garante que não há motivo para alarde

Todas as pessoas que sintam sintomas de gripe têm de ir ao médico para já ser tratado com remédio específico contra a gripe suína. "O tratamento deve ser independente do resultado dos exames laboratoriais". Temporão afirmou ainda que não há vacina e não adianta fazer exames em laboratório particular, já que existem apenas três laboratórios no Brasil aptos a confirmarem a presença do vírus.

O Ministério da Saúde contabiliza 1.175 casos confirmados. Desses, a maioria já teve alta ou está em tratamento. O número de mortos subiu de 7 para 11 nesta quinta-feira. São 7 casos no Rio Grande do Sul, 3 em São Paulo e um aqui no Rio de Janeiro. De acordo com Temporão, quatro deles tinham doenças preexistentes.




Loading...













Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: