[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

TSE pede informações sobre policial acusado de integrar “liga da justiça”


O ministro do TSE, Felix Fischer, solicitou, com urgência, ao presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), Roberto Wider, informações de esclarecimento sobre a identidade do policial militar Ricardo Carvalho dos Santos, que está recluso em presídio de segurança máxima em regime disciplinar diferenciado. O pedido de prisão de Santos foi feito pela desembargadora Maria Helena Cisne, do TRE-RJ, que decretou a prisão temporária do policial por 30 dias, sob acusação de que ele integraria a chamada “liga da justiça”.

De acordo com o TSE, após essa providência, o ministro irá apreciar o pedido de liminar em habeas corpus em favor de Santos. Ele teria participado da chamada “liga da justiça”, supostamente liderada por Jerônimo Guimarães e Natalino Guimarães, respectivamente vereador e deputado estadual no Rio de Janeiro..

A chamada “liga da justiça” estaria ameaçando algumas comunidades carentes do Rio para forçar seus moradores a exibir propagandas políticas e votar em candidatos selecionados pelo grupo paramilitar para as eleições municipais deste ano. Segundo informou o TSE, as ações desse grupo incluíam, ainda, o impedimento de campanha eleitoral de outros candidatos na área de atuação do grupo (Favelas do Batan, Barbante e Carobinha, nas regiões de Campo Grande e Realengo), bem como a prática de extorsão, tortura e homicídio.

O policial militar nega ter qualquer relacionamento com os supostos membros da liga, além de não saber como seu nome foi relacionado aos fatos apontados como de autoria dos que tiveram suas prisões temporárias decretadas.

Santos alega ainda que não atende pelo apelido de Ricardo Português, Neném ou Ricardo Batman, a quem é atribuído o envolvimento e participação na organização paramilitar. O acusado afirma que foi incluído no inquérito policial de forma leviana e que não houve, por ocasião da sua prisão, “lavratura de auto de reconhecimento de pessoa” .

Segundo o TSE, o policial militar pede a concessão de medida liminar para ser excluído do inquérito policial, além da revogação da prisão temporária ou a exclusão do regime disciplinar diferenciado.

Quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: