[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Novo caveirão resistirá a metralhadora antiaérea, diz secretaria

Os novos caveirões --o blindado das tropas de elite da polícia do Rio-- que a Secretaria de Segurança do Rio receberá semana que vem são resistentes a tiros de metralhadoras antiaéreas calibre 30, segundo o órgão.

Este tipo de armamento é considerado mais potente pela polícia, mas tem sido encontrado em operações policiais em favelas. Ano passado, foram ao menos sete e, este ano, duas apreendidas por policiais e que, segundo eles, estavam em poder de traficantes.

A blindagem dos 12 caveirões atuais, que ficam em poder do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil), só resistem a, no máximo, tiros de fuzil, de acordo com a Secretaria de Segurança.

A secretaria receberá na próxima segunda-feira (1º) o primeiro dos nove caveirões que comprou de uma fabricante paulista ao custo de R$ 403 mil cada. A empresa, que venceu licitação pública no início do ano, pediu para não ser identificada por questões de segurança, conforme informou nesta tarde a secretaria.

Barricadas

Um dos principais diferenciais dos novos blindados são os pára-choques que conseguem destruir barricadas que, segundo a polícia, costumam ser montadas por traficantes de drogas para obstruir a passagem dos caveirões.

"É indispensável a presença de blindados mais ágeis. Não só por causa da rapidez, mas pela dificuldade de acesso imposta pelos tipos de terrenos em que operamos. Há também os obstáculos criados pelos criminosos, que tentam impedir o nosso trabalho", disse o delegado da Core, Rodrigo de Oliveira.

Ar-condicionado

Além de mais equipado, o novo modelo também será mais espaçoso e confortável. Segundo a secretaria, tem ar-condicionado e capacidade para receber mais policiais --20, oito a mais que a capacidade atual.

Os veículos começarão a circular a partir da semana que vem, segundo a Secretaria de Segurança.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: