[Valid Atom 1.0]

domingo, 21 de setembro de 2008

Carro elétrico circula na Índia desde 2001


Veículo Reva funciona com bateria e tem autonomia de 80 km.
Automóvel é vendido em seis cidades e exportado para Inglaterra.

Do G1, com informações da Reuters


O carro elétrico indiano Reva (Foto: Reuters)

Enquanto a General Motors faz todo o alarde com a apresentação do carro elétrico Volt que, segundo a montadora, vai marcar o início de uma revolução na indústria automobilística, os indianos já convivem há algum tempo com a tecnologia do veículo elétrico. O minicarro Reva, é produzido em Bangalore, na Índia,deste 2001 e funciona apenas com bateria e tem capacidade para dois adultos e duas crianças.

O Reva é um projeto do empresario indiano Chetan Maini, que na metade dos anos 90 deu início à idéia de produzir um veículo supercompacto para percorrer curtas distâncias movido apenas por bateria.

Reva tem autonomia de 80 km (Foto: Reuters)

De acordo com o fabricante, o elétrico indiano pode alcançar a velocidade máxima de 80 km/h. As baterias têm autonomia de 80 km e a recarga completa demora 8 horas em uma fonte de 230 volts. Um aviso luminoso alerta o motorista que a bateria está no final quando a autonomia da carga chegar a 15 km. As baterias têm vida útil de dois anos.

O Reva é comercializado em seis cidades indianas: Bangalore, Nova Déli, Ahmedabad, Chennai, Hyderabad e Pune. Cerca de 500 unidades do carro foram exportadas para a Inglaterra, onde é vendida com o nome de G-Wiz. Custa cerca de 10 mil libras (quase R$ 35 mil).

Foto: Divulgação

Modelos do veículo Reva em exposição em Londres (Foto: Divulgação)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: