[Valid Atom 1.0]

domingo, 31 de agosto de 2008

Série de concertos interpreta famosas trilhas de cinema



da Folha Online

Divulgação
Pianista Fábio Caramuru (foto) é o diretor musical do projeto Pocket Trilhas, em SP
Pianista Fábio Caramuru (foto) é o diretor musical do projeto Pocket Trilhas, em SP

Uma série de cinco concertos, nos quais serão interpretadas famosas trilhas de cinema, de Hitchcock a Fellini, acontece todas as terças-feiras do mês de setembro, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), na capital paulista.

O evento faz parte do projeto Pocket Trilhas, idealizado e dirigido pelo pianista e arranjador Fábio Caramuru, composto por cinco concertos que acontecem duas vezes ao dia, às 13 e às 19h30.

Músicas criadas para o cinema por Nino Rota (para filmes de Fellini), Bernard Herrmann (para filmes de Hitchcock) e Richard Rodgers (para musicais da Broadway e filmes de Hollywood) e ainda por compositores populares brasileiros (para filmes da Atlântida Cinematográfica) serão apresentadas por formações de câmara, reunindo 30 músicos e arranjadores.

As trilhas sonoras de cinema serão ouvidas ao vivo, tendo como pano de fundo algumas imagens das produções para as quais foram compostas.

Reprodução
Fotograma da famosa sequência da banheira do filme "Psicose", de "Alfred Hitchcock
Fotograma da famosa sequência da banheira do filme "Psicose", de "Alfred Hitchcock

Cada concerto será realizado duas vezes ao dia (13h e 19h30). A estréia, no dia 2 de setembro, tem como tema a trilha que o músico Bernard Herrmann criou para os filmes de Hitchcock. Entre eles, clássicos como "Psicose", " Um Corpo que Cai", "O Terceiro Tiro", entre outros.

No dia 9, às 13 e 19h30, é a vez do concerto homenagear o compositor Nino Rota, que criou a trilha sonora de Filmes de Federico Fellini.

As canções serão apresentadas por um octeto instrumental, com destaque para o acordeonista Toninho Ferragutti, e ilustradas por cenas de clássicos como "Oito e Meio", "Roma", "A Doce Vida", "Amarcord" e 'Noites de Cabíria".

Brasil

Divulgação
A atriz Julie Andrews durante o filme "A Noviça Rebelde"; trilha composta por Richard Rodgers
A atriz Julie Andrews durante o filme "A Noviça Rebelde"; trilha composta por Richard Rodgers

Nos dias 16 e 23, o tema é composto por trilhas da Atlântida Cinematográfica, ícone no cinema nacional nos anos 40 e 50.

Acompanhadas por octeto liderado pelo pianista e arranjador Marco Antonio Bernardo, as cantoras Maria Alcina e Vânia Bastos passeiam por clássicos da música brasileira lançados nos anos 40 e 50 nas "chanchadas", entre eles, "Atire a Primeira Pedra", "Beijinho Doce", entre outros.

No dia 30 de setembro, a trilha homenageada é a de Richard Rodgers, que escreveu centenas de músicas lançadas na Broadway e em filmes de Hollywood, como a "A Noviça Rebelde".

Centro Cultural Banco do Brasil - r. Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo, SP, tel.:0/xx/11/3113-3651. Ter.: 13h e 19h30. 125 lugares. Livre. Ingr.:R$ 3 a R$ 6. Clientes do Banco do Brasil pagam meia-entrada c/ apresentação do cartão do banco. Ingr. por telefone e internet: tel.:0/xx/11/2163-2000. www.ingressorapido.com.br.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: