[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de julho de 2008

CET aplica 891 multas e lentidão cai 40% com restrições em SP

CET aplica 891 multas e lentidão cai 40% com restrições em SP

No 1º dia de restrições a caminhões e das férias escolares, só houve congestionamento durante protestos

Naiana Oscar, do Jornal da Tarde


Caminhoneiro deita na pista da Marginal do Tietê durante protesto contra as restrições

José Luiz da Conceição/AE

Caminhoneiro deita na pista da Marginal do Tietê durante protesto contra as restrições

SÃO PAULO - No primeiro dia de restrição de caminhões no centro expandido de São Paulo, houve 891 autuações e três veículos foram guinchados. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou uma queda de 40,25% no pico de lentidão entre 7 e 15 horas. Depois desse horário, segundo a Prefeitura, o trânsito piorou, por causa da manifestação que os caminhoneiros fizeram nas marginais. Houve confusão e pelo menos 30 motoristas tiveram de ser retirados à força das pistas pela Polícia Militar. O início da medida coincide com a primeira semana das férias escolares, quando cerca de 700 mil automóveis deixam de circular.


linkConheça o histórico do trânsito na cidade

Durante toda a manhã da segunda-feira, 30, a lentidão registrada pela CET ficou abaixo da menor média registrada nesse período. O "pico" foi às 9h30, só com 52,6 km de congestionamento. A comparação foi feita pela companhia com base nos dias 16, 23 e 30 de julho de 2007 - segundas-feiras que ficaram de fora do período em que a Prefeitura suspendeu o rodízio. A maior queda foi registrada às 12h30. A lentidão foi 62,8% menor do que no ano passado.

"É mais por causa das férias, não é?", indagava o taxista Valdomiro Oliveira, de 60 anos, ao ser questionado sobre o trânsito que fluía com facilidade. Pela manhã, ele saiu da Marginal do Tietê, na zona norte, e chegou na Liberdade, na zona sul, em 20 minutos - um trajeto que normalmente Oliveira leva o dobro do tempo para fazer.

Há quase meio século na função, o taxista Juscelino Alves Pereira, de 75 anos, também observou a mudança e colocou toda a culpa da lentidão rotineira nos caminhões. "Eles ocupam muito lugar, principalmente quando estão estacionados." À tarde, às 19h30, o congestionamento chegou a 110 km, mesmo com os protestos atrapalhando o tráfego nas Marginais - a média para o horário é de 141.

A nova legislação proíbe que caminhões grandes circulem por uma área de 100 quilômetros quadrados das 5 às 21 horas. Os caminhões menores, chamados Veículos Urbanos de Carga (VUCs), devem respeitar um rodízio de placas pares e ímpares nesse horário.

Punição

Os condutores de veículos de grande porte podem ser punidos por trafegar em local e horário proibidos com multa de R$ 85,13 - e levarão quatro pontos na carteira. A penalidade pode ser aplicada a cada duas horas, se o motorista insistir em circular pela área de 100 quilômetros quadrados de restrição, das 5 às 21 horas. No fim desse período, ele terá acumulado 32 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e uma multa de R$ 621,04 - o que significa perder o documento. Se esse mesmo motorista tiver infringido o rodízio municipal de veículos será punido de novo.

(Colaboraram Laís Cattassini, Jones Rossi e Marcela Spinosa, do Jornal da Tarde.)


Medidas para combater o trânsito

Veja onde serão realizadas as obras para melhorar as condições do trânsito em São Paulo


X


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: