[Valid Atom 1.0]

domingo, 29 de junho de 2008

Wordle

O Wordle é uma ferramenta que gera nuvens de palavras a partir de um texto ou uma série de palavras inseridas. Não é necessário download ou instalação do Wordle, ele funciona diretamente a partir de uma janela de seu navegador de internet padrão. O programa está disponível no idioma inglês. Para funcionar é necessário ter a plataforma Java Runtime Environment instalada.

Com esta ferramenta você poderá gerar uma nuvem de palavras (pode ser somente de letras) em formatos e cores diferentes a partir de um texto ou de uma série de palavras à sua escolha. Para utilizá-lo é simples, basta selecionar a opção “Create” no menu do programa.

Nuvem texto

Em seguida será exibida uma janela com um campo onde você poderá digitar o texto que deseja que o programa utilize para gerar a imagem. Então, é só pressionar o botão “Go” e pronto, o programa gera automaticamente a imagem com as palavras digitadas.
Dentro do texto gerado você pode optar por alterar a fonte dentro das disponibilizadas pela ferramenta, utilizando o menu “Font”, pode alterar a disposição das palavras (horizontal, vertical, meio a meio, maior parte vertical ou horizontal) com o menu “Layout”, e também a cor na opção “Color”. Texto em nuvem

Como padrão, as palavras serão dispostas conforme digitadas, mas é possível deixá-las todas em caixa alta ou baixa, selecionando no menu “Language” a opção para isto. Se você utilizar o botão “Randomize”, o texto inteiro será alterado de forma aleatória (caso não goste do resultado, existe a opção de menu “Edit” e “Undo Randomize” que desfaz o efeito gerado).

Após concluído da forma como desejar, você ainda poderá salvar sua obra na galeria do programa, que é disponibilizada para visualização por outros usuários e é gerado um código para que você possa utilizar este texto em seu blog ou página pessoal. Os últimos textos criados são exibidos na página inicial do programa.

Nossa Opinião

O Wordle é uma ferramenta simples porém funcional e com uma idéia bem interessante. Com ele é possível criar imagens com algumas palavras chave de forma criativa e diferente, podendo ser uma fonte diferente para publicar recados e idéias de textos em blogs e páginas pessoais.

A ferramenta está no idioma inglês porém suas ferramentas são um pouco intuitivas pois lembram bastante as de um editor de texto padrão. Este fato também não interfere no idioma do texto digitado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: