[Valid Atom 1.0]

sábado, 14 de janeiro de 2012

COSTA CONCORDIA: 'Foi terror difícil de descrever', diz brasileiro que estava em cruzeiro






14/01/2012 16h19 - Atualizado em 14/01/2012 16h21


Acidente na Itália deixou 3 mortos e ao menos 70 desaparecidos.
Não há informação de brasileiros entre mortos e feridos.

Do G1 SP, com informações da Globo News
Comente agora
O empresário brasileiro Randus Dias Fonseca, que estava no navio de cruzeiro que naufragou no Mar Mediterrâneo, no litoral da Itália, disse na tarde deste sábado, em entrevista à Globo News, que viveu um "terror difícil de descrever". Ele viajava com a mulher e o filho. Os três não tiveram ferimentos.
"Estávamos jantando quando sentimos um pequeno impacto e logo em seguida uma inclinação para um dos lados. Todos os talheres, copos e vidros foram caindo no restaurante", contou.
"As pessoas começaram a gritar , a correr, em um desespero total. As pessoas subiam, desciam, não sabiam para onde ir", disse. "Mandaram ir para as cabines que não ia ter problema algum. Mas aí houve uma correria da tripulação, falando para evacuar. Demorou uns 45 minutos para começar a entrada nos botes. Depois, teve a pior parte: o bote ficou emperrado, não descia e, quando começou a descer, ficou raspando no casco do navio. Foi um terror difícil de descrever."
Ele reclamou dos funcionários do navio. "Houve muita confusão, empurra-empurra. Senti despreparo na hora de retirar os botes. Quebraram com um martelo as correntes", afirmou. "O sinal tocou quando todo mundo já estava no ponto para evacuar o navio. Tudo desorganizado (...) Na chegada em terra, ficamos uma eternidade sem informação do que aconteceria. E estava muito frio. Teve gente que caiu ao mar."
Ele disse ter visto feridos na chegada à ilha e ouviu relatos de mortes, um por ataque cardíaco, outro por afogamento e uma que pulou ao mar e não resistiu à queda. Sobre desaparecidos "Tinha um casal que jantava conosco na nossa mesa todos os dias. Eu não os vi. Procurei por toda a ilha. Fiquei seis horas andando e não os vi: um casal de brasileiros. Fiquei muito triste."
Segundo o governo brasileiro, havia 53 brasileiros entre os 3.200 passageiros e mil tripulantes do barco de cruzeiro da empresa que naufragou na véspera no Mar Mediterrâneo, no litoral da Itália.
São 47 passageiros e seis tripulantes brasileiros, segundo o Itamaraty, que cita informações do consulado brasileiro em Roma.
Um grupo de 26 brasileiros foi de ônibus para Milão, segundo o consulado brasileiro na cidade.
A empresa, por intermédio de sua assessoria de imprensa no Brasil, deixou disponíveis os seguintes números de telefone para informações: 55-11-2123-3673 e 55-11-2123-3679.
De acordo com autoridades italianas, o acidente deixou três pessoas mortas, 14 feridos e pelo menos 70 desaparecidos.
O navio chocou-se contra uma rocha, encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso. O acidente ocorreu a cerca de 40 km do continente.
As vítimas morreram afogadas. Segundo o Itamaraty, brasileiros que estavam entre os passageiros do navio da Costa Cruzeiros entraram em contato por telefone com o consulado do país em Roma.
Ainda não há informações se há brasileiros entre os mortos, feridos ou desaparecidos, de acordo com o Itamaraty.
O consulado em Roma está em contato com as autoridades italianas e vai prestar toda a assistência necessária aos brasileiros, informa o órgão.
Segundo a imprensa local e testemunhas, a retirada dos passageiros e membros da tripulação do navio Costa Concordia apresentou complicações.
Muitos dos passageiros e tripulantes foram levados para o porto de Santo Stefano, no continente, onde estavam abrigados em escolas, igrejas e outros edifícios públicos.
Barco dos carabineiros aproxima-se do navio de cruzeiro acidentado, neste sábado (14), na costa da Itália (Foto: AP)Barco dos carabineiros aproxima-se do navio de cruzeiro acidentado, neste sábado (14), na costa da Itália (Foto: AP)


Causas desconhecidas
A Costa Cruzeiros, dona do barco, se disse "consternada" e expressou seus pêsames às famílias. Indicou que não é possível determinar de imediato as causas do acidente e assegurou que a retirada foi rápida, apesar de difícil, já que estava entrando muita água no barco.
mapa naufragio italia vale esta (Foto: Arte G1)
O navio, que partiu na sexta de Civitavecchia, na região de Roma, faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas pelas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, informou a assessoria de imprensa da matriz da empresa.
O Costa Concordia, de 290 metros, tem 58 quartos com suíte e balcão, cinco restaurantes, 13 bares e quatro piscinas.
O site da operadora aparentemente entrou em colapso diante do volume de acessos, mas a empresa pôs à disposição uma linha telefônica para responder aos pedidos de informação.
A capitania do porto de Livorno, o maior da Toscana, anunciou a abertura de uma investigação sobre a causa do acidente e como os passageiros foram resgatados. A Costa informou que vai cooperar plenamente com as autoridades.
Leia íntegra da nota da assessoria:
"O Grupo Costa confirma a evacuação de cerca de 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo do navio Costa Concórdia, próximo da Ilha de Giglio, na Itália.
A evacuação começou imediatamente, porém a posição do navio está dificultando a finalização do processo.
Até o momento, não é possível determinar as razões do problema ocorrido.
A companhia trabalha com o compromisso de prover a assistência necessária.
O Costa Concórdia navegava pelo Mar Mediterrâneo, depois de zarpar de Civitavecchia e com escalas programadas por Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo.
Cerca de 1.000 passageiros têm nacionalidade italiana, enquanto cerca de 500 são alemães e 160 franceses.
Entre os hóspedes estavam 46 brasileiros.
A empresa disponibilizou os seguintes números de telefone para informações: 55 11 2123-3673 e 55 11 2123-3679."





LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: