Felipe Figueiró
| 12/01/2012 19h12
Até me recordo da época “Orkut”, quando milhares de mensagens em massa com supostos vídeos, fotos e recados circulavam para distribuir conteúdo malicioso, como vírus que roubam senhas bancárias. Deixadas de lado algumas coincidências eventuais, era óbvio que se você nunca deixou que tirassem uma foto ou lhe filmarem em determinada ocasião, essas mensagens seriam falsas – e quem em sã consciência iria mandar publicamente algo tão intimo? Óbvio ou não, milhares clicaram. E essas mensagens estavam sempre circulando por “lá”, no Orkut.
Mas bem, Orkut é passado – dizem alguns, pelo menos – e a “moda” agora é o Facebook. A rede de Mark Zuckerberg é bem mais “cool”, com ainda mais oportunidades para você revelar sua vida inteira na “timeline”. Mas há quem sinta saudade de recursos típicos do Orkut, como a troca de cor de perfil ou, mais comum, saber quem visitou sua página no Face. Mas querer não é poder – e não, você, você não pode fazer isso.
De acordo com a política do Facebook, não é possível saber quem visitou seu perfil.
O mesmo é valido para a questão de troca de cores. O Facebook não disponibiliza uma personalização do perfil: você terá de ser azul como todo mundo.
E por que existem várias páginas, comunidades, sites que dizem realizar o impossível? A finalidade é apenas trazer “seguidores” para determinadas páginas no Facebook. Essas farsas se utilizam da opção “Like” para alguma coisa, como distribuir um spam. Algumas ainda pedem para o usuário clicar em propagandas – como muitos utilizam o Google Adsense, onde para se ter lucros é preciso ter cliques, cada clique dado por alguém que busca o impossível gerará um lucro muito possível para o farsante.
Já é hora de dar fim a golpes velhos que prometem impossível. Na dúvida, duvide. E pesquise
- Público
@linhadefensiva
ARIS/Linha Defensiva "Você acessou o Facebook de algum lugar novo?"
falsa mensagem sobre perfil no Facebook leva para trojan
Nenhum comentário:
Postar um comentário