[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

COSTA CONCORDIA Descoberto o sexto corpo em navio que naufragou na costa italiana




16/01/2012 - 04h18



DA FRANCE PRESSE
As equipes de resgate descobriram na manhã desta segunda-feira o corpo de um homem dentro do Costa Concórdia. Ele é a sexta vítima que morreu em decorrência do naufrágio do transatlântico perto da ilha toscana de Giglio, nesta sexta-feira (13), anunciou a imprensa.
Bombeiros italianos que trabalham todas as noite à procura dos cerca de 15 desaparecidos, encontraram a bordo o corpo de um passageiro vestindo um colete salva-vidas.
Até então, os mortos haviam sido identificados como um tripulante peruano, dois turistas franceses, um italiano e um espanhol --os corpos dos dois últimos foram encontrados no domingo.
Veja galeria de fotos do naufrágio
Envie relato ou imagens sobre naufrágio do navio da Itália
Sobreviventes desembarcam em Recife sem falar com a imprensa
Navio que naufragou era um dos mais luxuosos do mundo
Japoneses 'desaparecidos' em cruzeiro são localizados em Roma
Italiano é resgatado de navio naufragado na Itália
A empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio de cruzeiro Costa Concordia, admitiu neste domingo que o comandante Francesco Schettino "cometeu erros de julgamento" e "não observou os procedimentos" para situações de emergência.
"A justiça, com a qual a Costa Cruzeiros colabora, determinou a prisão do comandante, contra quem pesam graves acusações", destacou a companhia.
"Parece que o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências" e que "suas decisões na gestão da emergência ignoraram os procedimentos da Costa Cruzeiros, que seguem as normas internacionais", informou a empresa.
Enzo Russo/Efe
O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, foi detido em Grosseto, na Itália
O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, foi detido em Grosseto, na Itália
Schettino foi detido no sábado. Ele é acusado de homicídio culposo (quando não há intenção) múltiplo, de ter provocado um naufrágio e de ter abandonado o navio quando ainda havia várias pessoas a serem salvas.
O procurador da região de Grosseto, Francesco Verusio, que investiga o caso, alega que o capitão realizou uma manobra "malfeita" ao se aproximar excessivamente da ilha. Teria ainda falhado em lançar um alerta de socorro.
No comunicado, a "Costa Crociere" destaca que Schettino, que entrou na companhia em 2002, como responsável de segurança, foi promovido a comandante em 2006, após concluir com sucesso todos os cursos de formação.
A companhia afirma ainda que os membros da tripulação "realizam exercícios de evacuação a cada duas semanas" e que os "passageiros participam igualmente de um exercício" de abandono de navio logo após o embarque.

Editoria de Arte/Folhapress
TRAJETÓRIA
O promotor de Grosseto, Francesco Verusio, confirmou neste domingo que o comandante Schettino abandonou o barco "muito antes de que todos os passageiros fossem retirados", e acrescentou que "a trajetória seguida pelo navio de cruzeiro não era boa".
Segundo a imprensa italiana, o comandante foi encontrado em terra às 23h40 (20h40 de Brasília), e os últimos passageiros só foram retirados por volta das 05h00 GMT (03h00 de Brasília).
Várias testemunhas e homens da Guarda Costeira disseram que o Costa Concordia navegava perto demais da costa da ilha de Giglio, situada diante do litoral do sul da Toscana.
Segundo alguns, o navio estava fazendo uma manobra chamada "l'inchino", "reverência" em italiano, para saudar os 800 moradores da ilha de Giglio.
O promotor Verusio afirma que o comandante "se aproximou de forma imprudente da ilha de Giglio, e o navio se chocou contra uma rocha que destruiu boa parte de seu lado esquerdo, fazendo a embarcação adernar e receber uma enorme quantidade de água em dois ou três minutos".

Filippo Monteforte/France Presse
O navio Costa Concordia, de 290 m de comprimento e 114.500 toneladas, naufragado na ilha de Giglio
O navio Costa Concordia, de 290 m de comprimento e 114.500 toneladas, naufragado na ilha de Giglio
COMO FOI
O navio levava 4.229 pessoas a bordo. O número de brasileiros no cruzeiro pode ser maior do que os 53 divulgados inicialmente pela operadora e repassados para o Itamaraty. O posto diplomático brasileiro em Roma informou ter atendido hoje outras três pessoas que não estavam na contagem inicial --elas constavam da lista americana. Com isso, o número deve subir para 56. A operadora Costa ficou de mandar até amanhã a listagem atualizada para o Itamaraty.
Segundo versões iniciais, o navio atingiu uma rocha por volta das 21h30 locais e começou a encher de água. O capitão tentou se aproximar da ilha, mas então o navio começou a virar.
Uma hipótese é que, devido a uma falha técnica, o navio tenha perdido os instrumentos de navegação, se desviado da rota e então colidido com a rocha.
A empresa Costa Cruzeiros disse que prestou socorro imediato. Porém, relatos dos passageiros contradizem essa informação.
Eles contam que jantavam quando ouviram um estrondo, mas foram orientados a continuarem sentados.
O comandante teria informado inicialmente que o navio havia tido problemas elétricos. Mas os turistas desconfiaram quando a embarcação começou a se inclinar, e os objetos, a cair das mesas.
Começou uma correria pelos salva-vidas, com pessoas tropeçando umas nas outras e caindo pelas escadas.
A rápida inclinação do navio acabou dificultando a saída dos botes, fazendo com que muitos simplesmente pulassem nas águas geladas.
Segundo os passageiros, um treinamento para situações de emergência não havia sido realizado e estava previsto para ontem.
RESGATADOS
Neste domingo, três sobreviventes foram resgatados de dentro da embarcação: um casal sul-coreano e o comissário-chefe do cruzeiro. Dois japoneses que desceram no último porto onde o Costa Concordia havia parado, em Santo Stefano, foram de ônibus com mais outros dois amigos, também do Japão, para Roma. Eles eram considerados desaparecidos, mas foram localizados em Roma.
Essa confusão com os japoneses pode explicar, em parte, a dificuldade da contagem do número de desaparecidos. A possibilidade que os passageiros têm de descer em portos diversos ao longo do percurso do cruzeiro --somada ao fato de que os passaportes podem estar perdidos dentro do navio-- impossibilita que as autoridades e companhia afirmem corretamente quantas pessoas continuam desaparecidas.
O Concordia fazia uma rota com duração de sete dias pelo mar Mediterrâneo, com escalas nas cidades de Savona (Itália), Marselha (França), Barcelona (Espanha), Palma de Mallorca (Espanha) e nas italianas Cagliari, Palermo e Civitavecchia.



.............


Man from S.A. survives cruise ship disaster in Italy

Updated 11:38 p.m., Sunday, January 15, 2012
  • San Antonio native Steve Garcia, 50, escaped a luxury cruise ship that capsized near Tuscany, Italy, Friday night. Garcia was celebrating his 50th birthday with Austinite Blake Miller, relatives said, and told the Today show he fled on a life boat shortly after the liner crashed into a rock. Photo: Courtesy Photo.  / SA
    San Antonio native Steve Garcia, 50, escaped a luxury cruise ship that capsized near Tuscany, Italy, Friday night. Garcia was celebrating his 50th birthday with Austinite Blake Miller, relatives said, and told the Today show he fled on a life boat shortly after the liner crashed into a rock.
    Photo: Courtesy Photo. / SA





A man from San Antonio celebrating his 50th birthday safely evacuated from the luxury cruise ship that ran aground Friday night near the small Tuscan island of Giglio.
Steve Garcia, along with Blake Miller of Austin, told the “Today” show Sunday that they escaped to lifeboats shortly after hearing a scraping sound aboard the Costa Concordia.
The ship, which carried about 4,200 passengers, crashed into a rock, which caused water to pour in through a 160-foot gash in the hull. According to published reports, at least five people were dead and about 70 were injured. Crews on Sunday continued to search for missing passengers.
Garcia, a 1980 graduate of MacArthur High School who led his marching band as a drum major during the sniper-marred 1979 Battle of Flowers Parade, spoke to his parents by phone Saturday morning.
Christine Perez Garcia said she first learned that the ship had capsized after receiving a call from Miller's parents and was horrified to learn more after searching in Google for “Mediterranean sinking ship.”
“I was so rattled, just hearing his voice was such a delight,” she said. “All I could think of was to reassure him that everything was going to be all right.”
The men told “Today” they were in a bar when the ship began to list.
They returned to their cabin and then heard the horrifying sound, Garcia said, and then followed other passengers to lifeboats below.
“I honestly did not have a true understanding of how bad it was until we were on the lifeboat and looked back, and saw that the first row of windows was under water, and heard people on the boat screaming that they couldn't get off,” a teary Miller said on the show Sunday morning.
Garcia, who teaches English and theater arts to middle school students in Round Rock Independent School District, ran the Josephine Theatre for 10 years before moving to the Austin area several years ago.
Most of his family remains in San Antonio, Christine Perez Garcia said, adding she plans to make T-shirts that say “I survived the Italian Titanic” once Miller and Garcia get home.
The men remain in Rome, where they have been working with the U.S. Embassy to replace passports lost in the incident. His employer, InterContinental Hotel Group, is helping them find accommodations until they can leave the country and return home, but Garcia's mother hopes the men have time to take her late mother's rosary to get blessed at the Vatican.
The incident revived memories for the Garcia family of the 1979 Fiesta parade, when a sniper killed two people and injured dozens of others.
“He used the same tone of voice with me, when he said, ‘Mom,'” Perez Garcia said.
“We have seen him in a pickle before, but I told him, ‘Life gives us lemons. You're in Rome!'”

......................................

.....................................
LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: