[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Academia Militar das Agulhas Negras : Morre cadete que passou mal após exercícios no Rio


Agência Estado
Morreu hoje o cadete Renan Mendonça Borges Gama, que passou mal no dia 24 de setembro após realizar exercícios de campo pelo Comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro. Na tarde desta quarta-feira, 5, Gama teve morte cerebral confirmada pela Aman.

O cadete, que cursava o 3º ano do Curso de Artilharia, passou mal após retornar de um exercício no terreno. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samer, em Resende. Exames constataram comprometimento dos sistemas hepático e renal, além de focos infecciosos pulmonares.

Na época da internação, os médicos trabalham com três hipóteses: leptospirose, febre maculosa ou rabdomiólise. Todas apresentam sintomas iniciais parecidos, como febre, náuseas, vômitos, dores musculares e dores de cabeça. A Aman afirmou prestar todo o apoio necessário aos familiares do cadete. Foi instaurado inquérito policial para apurar o caso.

Coração de cadete da Aman, que teve morte cerebral, para de bater
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
06/10/2011 |  Rio de Janeiro




  

O gerente médico do Hospital Samer, Henrique Miller Balieiro, confirmou que o coração do cadete Renan Mendonça Borges Gama, de 23 anos, parou de bater às 12h10m desta quinta-feira. O militar estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Samer, em Resende. no Sul Fluminense, desde o dia 24 de setembro, depois de passar mal num exercício de campo realizado pela Academia militar das Agulhas Negras (Aman). O paciente apresentava dignóstico de rabdomiólise e insuficiência renal aguda e teve morte cerebral na última terça-feira. A síndrome de Rabdomiólise é causada após um alto esforço físico, e compromete toda a musculatura do corpo.

O médico informou ainda que familiares do catete, que vieram de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, manifestaram o desejo de doar os órgãos do militar. Henrique Balieiro explicou que não foi possivel fazer a doação por causa da própria doença e pelos vários medicamentos que foram aplicados no organismo do paciente. Esses medicamentos comprometeram os órgãos de Renan. Nem mesmo as córneas puderam ser doadas.

No início da manhã desta quinta-feira, o Hospital Samer havia divulgado um boletim médico do cadete. De acordo com os médicos, ele estava sendo mantido vivo com a ajuda de aparelhos, que não foram desligados. Renan passou mal no dia 24 de setembro durante exercício de campo da Aman e foi internado. Em nota, a academina militar esclarece que não houve omissão de socorro. O comando Aman informou que já instaurou um processo administrativo para apurar os fatos relacionados à morte cerebral do cadete. No entanto, segundo o Exército, até o momento não foi recebida nenhuma denúncia sobre maus-tratos por parte de militares ou de omissão de socorro à vítima.

"O exercício que foi realizado pelo cadete Gama teve também a participação de mais de 400 cadetes do 3º ano em dois turnos, com duração de cinco dias cada turno, sem nenhum outro caso grave. O Comando da AMAN está consternado com ocorrido, mas esclarece que não houve omissão de socorro. Cabe ressaltar que as atividades realizadas durante o exercício estavam rigorosamente previstas no Plano Geral de Ensino desta Academia, tendo sempre o acompanhamento de equipe médica.", diz trecho da nota.

entrevista ao portal G1, Pedro Luiz Nascimento Motta, vizinho da família de Renan em São Gonçalo, disse que o cadete foi internado com falência renal. Pedro Luiz denunciou que, em conversa com outros cadetes, soube que Renan participava com um grupo de um exercício de campo em que são realizadas várias atividades militares por períodos de três a cinco dias. Segundo vizinho, cadetes disseram que Renan começou a se queixar de dores durante os exercícios e informou o problema aos superiores, mas não teria recebido atendimento.

A Aman também informou na época da internação que os médicos trabalhavam com três hipóteses: Leptospirose, Febre Maculosa ou Rabdomiólise. Todas apresentam sintomas iniciais parecidos, como febre, náuseas, vômitos, dores musculares e dores de cabeça.

"Naquele hospital, foram realizados exames que constataram um comprometimento dos sistemas hepático e renal, além de focos infecciosos pulmonares. Por volta das 10h do dia 25 de setembro, o cadete foi submetido a hemodiálise e tratamento com antibióticos, a fim de reduzir os focos infecciosos", diz trecho da nota divulgada após a internação do cadete.

Da Agência O Globo


Hospital confirma morte de cadete da Academia Militar das Agulhas Negras

Internado desde o dia 24 ao se sentir mal após treinamento, jovem de 23 anos já tinha morte cerebral

iG Rio de Janeiro | 06/10/2011 16:43
Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (6), o Hospital Samer, em Resende, no Sul Fluminense, confirmou a morte do cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) Renan Mendonça Borges Gama, de 23 anos, que estava internado na unidade desde o último dia 24. O jovem foi hospitalizado ao se sentir mal após um treinamento na Aman.


Ontem, a Aman informou que o cadete já apresentava quadro de morte cerebral. Segundo o Samer, quando Renan foi internado, ele teve diagnosticada rabdomiólise (quebra rápida de músculo esquelético devido a lesão no tecido muscular) e insuficiência renal aguda.
De acordo com o hospital, durante a internação, o quadro evoluiu para o coma profundo e morte cerebral. O Comando da Aman abriu um procedimento administrativo para apurar o fato. A instituição informou ainda que está prestando assistência religiosa, psicológica e médica aos familiares do cadete.












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: