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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prefeitura vai desapropriar casas de luxo no Morumbi, em SP





DE SÃO PAULO
O prefeito Gilberto Kassab (PSD) enviou projeto de lei à Câmara listando quatro vias da região do estádio do Morumbi, área nobre na zona oeste de São Paulo, que terão imóveis desapropriados para a criação de uma avenida.
Serão alargadas a avenida Jules Rimet e as ruas Senador Otávio Mangabeira, João de Castro Prado e Dona Mariquita Julião. Ainda não há estimativa do número de imóveis a serem desapropriados.
O alargamento vai servir para implantar o segundo trecho da avenida Perimetral, de cerca de 2 km, ligando a rua Flávio Américo Maurano à praça Roberto Gomes Pedrosa, no estádio do São Paulo.
A via terá duas faixas em cada sentido, com um canteiro central --sobre ele será construído o elevado por onde passará o monotrilho da linha 17-ouro do metrô.
O monotrilho ligará o aeroporto de Congonhas ao Morumbi e ao Jabaquara e deve estar pronto em 2017. Sobre a Perimetral, haverá três estações --Paraisópolis, Américo Mourano e Estádio Morumbi.

Diego Shuda/Folhapress
Casas de alto padrão localizadas na região do Morumbi serão desapropriadas para construção de nova avenida
Casas de alto padrão localizadas na região do Morumbi serão desapropriadas para construção de nova avenida
A avenida Perimetral é um projeto mais amplo, com três trechos --pronta, irá ligar a marginal Pinheiros, na altura da ponte João Dias, à avenida Eliseu de Almeida.
O primeiro trecho margeia a favela de Paraisópolis e deve ser entregue em 2012. Ali, a via, em construção, terá três faixas em cada sentido.
O trecho integra o projeto de urbanização de Paraisópolis --sua construção desapropriou 32 imóveis e levou à remoção de 400 famílias.
O segundo trecho é esse para o qual Kassab determinou o alargamento das vias. Deverá ficar pronto em 2013. O terceiro vai ligar a favela à marginal Pinheiros e não tem data para conclusão.
Além de servir para o monotrilho, a prefeitura espera, com a nova avenida, aliviar o trânsito nas avenidas Giovanni Gronchi e Morumbi.
"Não resolve, pois todo mundo vai parar no mesmo lugar [na ponte João Dias]", diz Silvio Teixeira, da Sociedade dos Amigos da Vila Inah. "Tudo o que fizerem para melhorar o trânsito é bem-vindo", afirma Vera Lúcia Alves, da Associação dos Moradores e Amigos da Superquadra Morumbi.











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