[Valid Atom 1.0]

sábado, 1 de outubro de 2011

Coordenadora de DST/AIDS de Tabatinga, AM, é afastada do cargo


Elisângela Cordoba e seis servidores foram detidos.
PF apreendeu 10 kg de cocaína em caixa com material biológico.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

A técnica de enfermagem e coordenadora do programa DST/AIDS no município de Tabatinga, a 1.108 km de Manaus, Elisângela Machado Cordoba, foi afastada do cargo, no fim da tarde de ontem (29), depois que a Polícia Federal (PF) apreendeu, na quarta-feira, cerca de 10 quilos de cocaína dentro de uma caixa de isopor contendo ampolas de sangue para exames de HIV.
O volume estava entre as encomendas da secretaria de saúde daquele município destinadas a Manaus. O procedimento de transporte era responsabilidade de Elisângela. De acordo com o secretário de saúde de Tabatinga, Marlem Ferreira, ela e mais seis servidores da prefeitura, entre assistentes administrativos e motoristas, que manipularam a caixa até o aeroporto, foram afastados das funções para que respondam a uma sidicância aberta pela Prefeitura. "Não queremos que haja nenhuma injustiça", afirmou.
Elisângela não foi localizada pela reportagem para dar declarações.
Segundo o delegado Gustavo Pivoto, Elisângela e os outros seis servidores municipais prestaram depoimento e negaram envolvimento com o crime. Um inquérito foi aberto para investigar o caso. "Colhemos as digitais de todos os suspeitos e faremos comparações com as análises na caixa. Em 30 dias, teremos uma suspeita", afirmou.
Entenda o caso
Na última quarta-feira, a PF apreendeu cerca de 10 quilos de cocaína dentro de uma caixa de isopor que pertencia ao Programa de Combate ao DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga. O volume tinha como destino a Fundação de Medicina Tropical (FMT), em Manaus.
Segundo o delegado Gustavo Pivoto, um motorista da Prefeitura levou várias caixas de isopor para serem despachadas no aeroporto e enviadas à FMT/AM. Policiais federais, em uma ação de rotina, vistoriaram os objetos e encontraram em um dos volumes vários tabletes de cocaína, totalizando 9.480 gramas.
Na delegacia, o motorista não soube informar a procedência da droga e afirmou que recebeu as caixas de outro funcionário da secretaria de saúde de Tabatinga. Este servidor afirmou que não teve acesso ao conteúdo da caixa e indicou outra pessoa.
Foram ouvidos seis funcionários da Secretaria de Saúde daquele município, Elisângela, que é técnica de enfermagem e chefe da Coordenação do Programa DST/AIDS e um servidor da Secretaria de Saúde do Estado (Susam) que presta serviços a Prefeitura de Tabatinga. Todos os ouvidos negaram envolvimento com a droga.












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: