[Valid Atom 1.0]

sábado, 1 de outubro de 2011

Caso Fernanda Lages : CASO FERNANDA: Peritos acharam três DNAs masculinos



AMOSTRAS DE SALIVA FORAM COLETADAS: Estes exames serão novamente feitos na Paraíba
Ainda nesta sexta-feira (30/09), Antônio Luis, diretor do Instituto de Criminalística do Piauí, confirmou que material genético diferente do de Fernanda Lages foi encontrado no local do crime. Na noite deste sábado, a reportagem do Piauí TV com o jornalista Marcos Teixeira, revelou que fontes ligadas à família da jovem confirmaram a descoberta de mais três perfis diferentes de DNAs na escada e na cobertura, de onde a jovem caiu. Todos os DNAs são masculinos.
Os peritos teriam encontrado os perfil de identificação genética com o uso de luminol. Ainda ontem à noite, teriam sido coletados amostras de saliva de pelo menos 15 pessoas, entre amigos da jovem, operários, vigilantes e outras pessoas ligadas à obra. O material será encaminhado para análises em João Pessoa, na Paraíba, e os resultados devem sair em até 8 dias.
Além de saliva e suor, foram encontradas amostras de cabelo, mas estes seriam da própria estudante, que foi encontrada morta nas obras do Ministério Público Federal na avenida João XXIII, zona Leste de Teresina. Já foi atestado, de acordo com os laudos que chegaram nesta sexta-feira da Paraíba, que a causa da morte da jovem foi uma explosão cerebral, causada pela queda, que consequentemente provocou uma parada cardiorrespiratória. No corpo de Fernanda havia ainda marcas de que ela teria sido arrastada, alem de dentes e nariz quebrado.
Com a chegada dos exames, os peritos e a polícia civil decidiram ser cautelosos na divulgação de todos os dados. Muitas das declarações levaram a crer que seria atestado o suicídio da jovem. Porém, os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha estão firmes na afirmação de que o caso trata-se sim de um homicídio. Para os membros do ministério o caso está quase fechado e falta apenas descobrir as causas e os tantos envolvidos no crime, ontem chamado pelo promotor Eliardo, de doloso, por se tratar de algo planejado e arquitetado para parecer um suicídio.

Descarta hipótese de suicídio - 01/10/2011 às 12:25h

Tia de Fernanda Lages:'Tome três cervejas e tente subir até o topo'

Familiares afirmam que a estudante de 19 anos não tinha nenhum motivo para se matar
Família revoltada com impunidade Família revoltada com impunidade
Após o resultado dos laudos examinados na Paraíba e da reconstituição do possível crime, a família de Fernanda Lages descarta totalmente a hipótese de suicídio. Para os familiares, é humanamente impossível alguém subir lá após ter bebido, como ocorreu no dia 25 de setembro com a estudante de 19 anos.
Segundo a tia de Fernanda, Cassandra Lages, a família tem total convicção de que ela foi levada até lá e assassinada. Ela conta que Fernanda não tinha nenhum motivo para tirar a própria vida, e adianta:
“Se quisesse se matar, ela tinha a oportunidade todos os dias, pois almoçava em um prédio da tia no 12º andar, perto do Riverside, por que ela não se matou de lá?”, questiona Cassandra Lages.
E argumentou que se você beber umas três cervejas não consegue subir até aquele prédio. “Tome umas três e tente subir lá. Ninguém consegue se não for levada”, afirma.
O CASO
Polícia Civil e Ministério Público divergem quanto ao ocorrido. No MP-PI é certo que a jovem Fernanda Lages, de 19 anos foi assassinada. Já o delegado Paulo Nogueira (CICO), disse que seria um erro descartar totalmente a hipótese de suicídio, considerando as características da queda de Fernanda e onde e como ela foi encontrada.
 

Caso perto de ser elucidado - 28/09/2011 às 18:11h

QUATRO PESSOAS planejaram a morte de Fernanda Lages

CASO CADA VEZ MAIS PERTO DO DESFECHO: CICO faz simulação usando uma boneca da jovem
Delegado James acompanha reconstituição do Caso Fernanda Delegado James acompanha reconstituição do Caso Fernanda
O promotor Eliardo Cabral, que acompanha as investigações do 'Caso Fernanda Lages', confirmou, em entrevista nesta quarta-feira (28/09): são quatro pessoas que estão sendo colocadas como principais suspeitas de terem planejado a morte da estudante de 19 anos encontrada morta há um mês e três dias.
Eliardo Cabral, no entanto, não pôde entrar em detalhes sobre nomes e nem confirmar que são realmente de uma família tradicional de Teresina. “O certo é que estamos chegando a conclusão dos fatos e vamos conseguir resolver esse crime. Sim, é crime sim, porque eu não acredito em hipótese alguma de ter sido suicídio”, afirmou.
Sempre com posicionamentos bastante contundentes e lúcidos sobre o caso que tem chocado a sociedade piauiense, Eliardo Cabral aproveitou para rebater aqueles que o criticaram por ter aparecido através da imprensa para revelar algumas novidades sobre o caso. “Desde quando o Ministério Público entrou neste caso estou bastante tranquilo para falar o que eu estou falando. Não quero causar estardalhaço nenhum e muito menos aparecer. Eu não preciso disso, não sou político e nem quero ser. Mas é que esse é o meu jeito. Sou que nem clara de ovo: quer ver crescer? Então bata. Quem não gosta, vá catar coquinho”.

Eliardo Cabral: 'Sou que nem clara de ovo: quer ver crescer? Então bata' 
SIMULAÇÃO ÀS 5H DESTA QUINTA
Eliardo Cabral, que se diferencia do outro colega promotor de Justiça Ubiraci Rocha, que acompanha o ‘Caso Fernanda Lages’, deve se fazer presente na reprodução simulada do ‘Caso Fernanda Lages’, que deve acontecer a partir das 5h desta quinta-feira (28/09). Essa reprodução simulada é quase uma reconstituição: serve para ajudar nas investigações no que diz respeito ao que Fernanda Lages fez ou como agiu momentos antes de ser encontrada morta. O delegado Paulo Nogueira, da CICO (Comissão Investigadora do Crime Organizado), comanda o inquérito. Será usada uma boneca de cerca de 1m70, altura de Fernanda Lages. O delegado geral James Guerra não confirma a realização da reprodução simulada porque, segundo ele, o tumulto da imprensa pode atrapalhar os trabalhos de investigação.

Corpo de Fernanda dentro da obra do MPF-PI: vão repetir seus últimos passos
LOCAL ONDE ELA FOI ENCONTRADA MORTA
Nesta quarta, dois jornalistas, Feitosa Costa e Wanessa Gomes, repórteres do Portal GP1, de Teresina, conseguiram entrar nas dependências do local onde Fernanda Lages foi encontrada morta, dentro das instalações do prédio em obras do Ministério Público Federal, localizado na avenida João XXIII, zona Leste da capital. Dá para perceber que o local é de difícil acesso (VEJA FOTOS ABAIXO). A reprodução deve mostrar como Fernanda Lages conseguiu entrar, subir cerca de doze lances de escadas –qualquer pessoa na idade dela cansaria um pouco- e ainda no escuro total, já que não tem iluminação alguma no local.

Equipe do Portal GP1 mostra os últimos passos de Fernanda: como ela subiu tudo isso?




CASO FERNANDA LAGES: Pode ter tido até um mandante

POLÍCIA ESTARIA TRABALHANDO COM NOMES: Família espera desfecho apontando quem matou
Fernanda Lages: vai completar um mês que ela morreu Fernanda Lages: vai completar um mês que ela morreu
Quase um mês após o intrigante 'Caso Fernanda Lages', até agora ninguém sabe como realmente a estudante, de apenas 19 anos de idade, foi encontrada morta em um prédio em obras do Ministério Público Federal. Enquanto isso, a família da vítima, a sociedade e as entidades que combatem a violência contra a mulher, cobram um rápido desfecho.
A Polícia estaria perto de um desfecho, mas não confirma nada até agora. Extra-oficialmente, através de fontes, o 180graus teve acesso a informações que o crime de Fernanda Lages pode ter sido ocasionado sob encomenda. Isto é, existiriam fortes indícios de que teria um mandante (ou uma mandante, mulher) no caso. A informação é da própria família Fernanda Lages.
O corpo de Fernanda Lages, que fazia o curso de Direito em faculdade particular de Teresina, foi encontrado por vigilantes da obra citada por volta das 5h30 do último dia 25 de agosto. Usando um vestido cinza, ela estava com alguns ferimentos e marcas de pancadas por todo o corpo. Teria caído da altura do quinto andar e sofreu traumatismo craniano. Morreu na hora.
Ela vinha de uma noite de ‘balada’. Por volta das 19h30, conforme entrevista recente de seu pai o ex-vereador de Barras, Paulo Lages, falou pela última vez com ele e disse que estava na faculdade. Mais tarde, por volta das 21h, encontrou com amigas em um restaurante da zona Leste de Teresina (Chão Nativo). Assistiu a um jogo (do Flamengo, pela TV), jantou e depois foi para uma casa noturna (Cenário Club). Saiu nas primeiras horas da madrugada e foi para um bar (Bar do Pernambuco), na zona Norte. Se despediu dos amigos, com quem bebia em uma mesa, e saiu sozinha, num Fiat Uno de cor preta, que estava no nome de sua avó paterna mas foi comprado para ela.
Neste intervalo de tempo, do Bar do Pernambuco até quando foi encontrada morta, ninguém sabe o que realmente aconteceu. No início quem comandava as investigações era o delegado Mamede Rodrigues, do 5º DP, que cobre a região da obra onde seu corpo foi achado. Alegando “falta de estrutura” para continuar o inquérito, ele passou o caso para a Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), da Polícia Civil. O delegado Paulo Nogueira está no comando até hoje. Ele se reserva a manter o sigilo sobre as investigações. Na última vez que falou à imprensa, quinta-feira passada, pediu para prorrogar as investigações por mais 30 dias e revelou que ainda aguarda os laudos da pericia que foi levada para especialistas na Paraíba. Até protesto com um cartaz enorme dizendo “Quem matou Fernanda Lages” já foi feito. Mas nada de aparecer esse suposto criminoso. À sociedade, só resta aguardar.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: