[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Veja onde achar médico de graça fora do SUS



DIÁRIO traz lista de universidades que oferecem exames, consultas e tratamentos clínicos gratuitos e sem filas

Fabio Pagotto e Regiane Soares von Altzingen
DIÁRIO SP


Que as filas do SUS (Sistema Único de Saúde) estão lotadas, todo usuário sabe. Segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2009, as filas são o principal problema para 66,94% dos entrevistados, enquanto que 41,38% reclamam também da demora nas consultas, 14,43% nos exames, 7,52% nas internações e 3,61% se queixam de demora em outros procedimentos.

Além das filas, o doente que busca o SUS se depara com a baixa qualidade. O promotor titular da Vara de Defesa da Saúde , Jairo Bisol, afirmou que há excesso de ações na Justiça provenientes da área. "A produtividade no SUS é alta, o que não se pode dizer da qualidade, que precisa melhorar", afirmou o promotor, durante debate sobre saúde e a situação do sistema público de saúde, na Rádio Nacional.

foto: Reinaldo Canato / Diário SP
O comerciante Márcio Yokio há 7 anos luta contra a distrofia muscular. Ele faz fisioterapia gratuitamente na Universidade São Judas Tadeu. ?Meus médicos elogiam o tratamento dado aqui?, disse Yokio.


Alternativa /Para fugir do SUS e mesmo assim ter acesso a serviços médicos gratuitos, há uma opção. São os atendimentos realizados por universitários, sob orientação de seus professores. O DIÁRIO pesquisou seis universidades que oferecem ambulatórios, consultórios e laboratórios de especialidades diversas. São serviços gratuitos de odontologia, psicologia, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, farmácia e fisioterapia, entre outros.

Porém, para ter acesso à maioria dos serviços, é preciso entrar em contato com as instituições, marcar horário e passar por triagem. Quem usa os serviços gosta e garante que são melhores do que os do SUS.

O diretor do Departamento de Ciências da Saúde da Uninove (Universidade Nove de Julho), o farmacêutico Willian Silvestre, afirma que o serviço gratuito é ótimo para os alunos e para quem se utiliza dele. "Do ponto de vista didático é excelente. E o aluno tem contato com quem mais precisa e muitas vezes não têm recursos para um tratamento médico", afirmou Willian, que também é professor da universidade.

"O aluno que esteja no momento de passar por estágio, nos últimos anos, é sempre supervisionado de perto por um de seus professores", explicou Silvestre. De acordo com o diretor, outra marca do atendimento gratuito na instituição é a atenção individual aos pacientes. "Apesar da grande demanda por vagas, fazemos questão de atender com cuidado redobrado. Temos uma tradição de tratamento humanizado", falou Willian.

Clique e veja lista de universidades abaixo:


Médicos divulgam hoje lista de planos vetados

A Associação Paulista de Medicina informa nesta quarta-feira a nova lista de planos de saúde que sofrerão boicote de atendimento por parte dos profissionais de medicina a partir do dia 1 de setembro. Segundo a associação, a suspensão ocorrerá por três dias. Os médicos reclamam do baixo valor pago pelas operadoras dos planos.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: