[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dilma soube das prisões no Turismo um dia antes





Clima de tensão se instalou no Planalto com a informação de que um petista seria preso na terça-feira. Aliados do PMDB não foram avisados


Luciana Marques, de

Antonio Cruz/ABr

Dilma fala sobre crise econômica

Dilma: "É a segunda vez que a crise afeta o mundo e pela segunda vez o Brasil não treme

São Paulo - Causou estranheza a declaração do diretor da Polícia Federal, Paulo de Tarso Teixeira, de que a presidente Dilma Rousseff só ficou sabendo da devassa no Ministério dos Turismo quando os policiais já cumpriam os mandados de prisão, na manhã desta terça-feira. É praxe que operações da PF que envolvem integrantes do alto escalão entre os investigados sejam de conhecimento da alta chefia da corporação, a cargo do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Este, por sua vez, costuma avisar o presidente do que vem pela frente. A Operação Voucher parece ter fugido à regra. Só parece.


O fato é que Dilma soube na segunda-feira da operação que seria deflagrada hoje. Uma fonte próxima à presidente afirma que ela teve conhecimento sobre as prisões de petistas e peemedebistas. Dilma demonstrou, aliás, preocupação com a prisão do ex-presidente da Embratur, Mário Moyses, que é do PT. A presidente questionou se não haveria possibilidade de reverter da situação. Recebeu um “não” como resposta, já que a ordem judicial já havia sido expedida. Criou-se então um clima de tensão no Palácio do Planalto. Não há notícias de que ela tenha tentado salvar a pele de nenhum peemedebista.

Na manhã desta terça-feira, por volta de 8 horas, Dilma recebeu uma ligação da ministra da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas. A ministra tinha a intenção de comunicar a presidente sobre a ação da PF naquela manhã. Dilma, no entanto, já sabia de tudo. Oficialmente, nem o Planalto, nem o Ministério da Justiça confirmam que a presidente recebeu a informação antecipada. O ministro da pasta, José Eduardo Cardozo, confirma apenas, por meio de sua assessoria, que fez ligações de manhã cedo para avisar aos mais próximos sobre a operação.

Ninguém da cúpula do PMDB, maior aliado do governo federal, foi avisado sobre a ação da PF com antecedência. Em reunião com a bancada do partido no Senado, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tentou acalmar os ânimos: negou que Dilma e Cardozo tenham sabido das prisões com antecedência. “Eles ficaram perplexos”, contemporizou Ideli aos aliados.

Os desdobramentos do caso não atingiriam apenas o PMDB, mas também PT. Muitos dos presos, aliás, ocupavam os postos antes da gestão do ministro Pedro Novais. É o caso do secretário-executivo da pasta, Frederico Silva da Costa. Ele foi subordinado da senadora Marta Suplicy (PT), quando ela comandou o Ministério do Turismo no governo anterior. O petista Moyses é ligado à senadora.


09/08/2011 21:51

Posição de ministros durante a comissão geral repercute na Câmara

As declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante a comissão geral realizada nesta terça-feira, repercutiram na Câmara. O presidente da Casa, Marco Maia, disse ter entendido o recado de que há uma preocupação do governo quanto ao aumento de gastos, em função da crise econômica internacional.

"O momento é muito delicado e temos que tratar este momento com a responsabilidade que nos é colocada pelo próprio momento”, disse o presidente. “De fato, nós temos que discutir com muita cautela todas as medidas que possam resultar em algum tipo de aumento de gastos ou algum tipo de dificuldades para se manter o controle da inflação, o controle dos gastos públicos."

Segundo o líder do governo, deputado Candido Vaccarezza (PT-SP), a contenção de gastos proposta pelo ministro Guido Mantega não atinge o crescimento do País, mas o líder não descartou medidas como cortes nos reajustes de servidores.

"Estamos cuidadosos em não promover nenhum gasto desnecessário. Mas não vamos comprometer investimentos e a convicção que nós temos é que o Brasil tem força e pode enfrentar essa crise internacional. A crise é deles, não é do Brasil. Então, nós não vamos pisar no freio da economia”, disse Vaccarezza. “ Eu acho que tem uma dificuldade em relação ao pedido do Judiciário. Já existe um repasse do governo federal para o Judiciário. Na realidade, um reajuste significaria um aumento desse repasse."

Medidas insuficientes
Já a oposição considerou insuficientes as medidas anunciadas pelo governo para enfrentar a crise econômica. É o que pensa o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA). "Não atingem os pontos principais de dinamização industrial, de aumento do poder competitivo da indústria nacional e, sobretudo, investir em capital humano. O Brasil tem que se tornar a sociedade do conhecimento, a sociedade do saber e isso tudo só se faz com investimento em capital humano."

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), aponta a atual crise política no governo como um dos entraves ao crescimento do País. "A crise política que o governo atravessa paralisa os investimentos. Os investimentos têm sido menores que no ano passado, com dois fatores muito ruins: inflação mais alta, uma economia indexada, uma memória inflacionária ainda presente e altas taxas de juros, o que inviabiliza, a médio prazo, o custo financeiro de novos investimentos."

Nogueira cobrou mais fiscalização permanente para que haja uma investigação profunda quanto às recentes denúncias sobre irregularidades em vários ministérios.















LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: