[Valid Atom 1.0]

sábado, 13 de agosto de 2011

Justiça determina que estado forneça medicamento a criança doente em MT



Família não tem condições de pagar suplemento ao garoto de cinco anos.
Estado alegou que o produto não está incluído na lista do SUS.

Do G1 MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou que o estado deve fornecer um suplemento alimentar a uma criança doente de Cuiabá. O menino tem cinco anos de idade, possui quadros de pneumonias e outros problemas intestinais. A situação faz com que ele precise de um suplemento especial que a família não tem condições de pagar.

A Quarta Câmara Cível manteve a decisão do juízo de primeiro grau da Comarca de Cuiabá e determinou que cabe ao estado a obrigação de fornecer gratuitamente a medicação necessária às pessoas desprovidas de recursos financeiros.

O menino apresenta quadros de pneumonia, chiado no peito e refluxo. Além disso ele possui distensão abdominal, diarreia crônica e má absorção. A criança precisa de um suplemento alimentar específico e, pelo fato de a família não ter condições financeiras para comprar o produto, a Justiça foi acionada. A Secretaria Estadual de Saúde informou que aguarda a notificação judicial para o cumprimento da decisão.

No recurso, o estado alegou que o suplemento alimentar que a criança necessita não está incluído nas listas oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, não poderia ser fornecido. O relator da apelação, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, sustentou que as alegações não têm consistência.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: