[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cão pitbull ataca criança em São José dos Campos (SP)


Rodrigo Machado
Especial para o UOL Notícias
Em São José dos Campos (SP)


Uma criança de 2 anos foi atacada na noite desta quinta-feira (14) por um cão da raça pitbull, em São José dos Campos, a 96 km de São Paulo. A vítima, que estava na companhia do pai, sofreu ferimentos no rosto e, após receber atendimento médico no Pronto Socorro da Vila Industrial, permanece em observação na casa da família.

O ataque aconteceu por volta das 18h no Jardim Pararangaba, na zona leste da cidade. Segundo a Polícia Civil, o cão teria escapado da casa quando o proprietário, que não teve o nome informado, estava saindo do imóvel. O animal não estava com corrente nem focinheira, mas ao perceber que o cão estava atacando a menina, o dono teria tentado afastar o cachorro. Foi ele quem socorreu a criança, que teve ferimentos na região dos olhos, recebeu os primeiros socorros e a vacina antirrábica.

O caso foi registrado no plantão policial pelo pai da vítima, João Pedro Leite, 25, que entrará com ação por danos morais.

Vizinhos disseram à polícia que o cão não tem histórico de violência e era considerado dócil entre moradores. Para o pai da criança, o vizinho agiu com negligência na guarda do cão. “Entrarei com ação na Justiça por danos morais o mais rápido possível. Ele foi negligente ao deixar o cão escapar”, disse Leite.

No último dia 29, uma criança de 6 anos sofreu avulsão dentária e lesões graves também no rosto por um cão da raça pitbull em Londrina, no Paraná. O ataque aconteceu dentro do apartamento no Jardim Nova Olinda. O animal era da própria família.

O uso de focinheira é obrigatório pela Lei 12.353/05, que trata dos procedimentos que devem ser cumpridos pelos proprietários de cães considerados ferozes --entre as raças, está o pitbull. O artigo 2º “obriga o uso de enforcador de aço e focinheira, além de necessariamente serem conduzidos por pessoas capazes e com guia de no máximo 1,5 metros.”







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: