[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conselho de Segurança aprova envio de 4.200 "capacetes azuis" a Abyei


27 de junho de 2011 13h54


O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira por unanimidade o desdobramento de uma nova força de paz composta por 4.200 "capacetes azuis" etíopes na disputada região sudanesa de Abyei durante um período inicial de seis meses.

A Força Interina das Nações Unidas para Abyei (Unisfa, na sigla em inglês), estabelecida em uma nova resolução do Conselho, supervisionará a desmilitarização dessa região petrolífera, que nas últimas semanas vêm sendo palco de confrontos devido ao conflito entre o norte e o sul do Sudão por sua soberania.

Os 15 membros do principal órgão internacional de segurança aprovaram a resolução 1.990, na qual se pede "o rápido desdobramento" dessa nova força de paz cumprindo com o acordo alcançado na semana passada por Cartum e as autoridades do Sudão do Sul, que será oficialmente independente a partir de 9 de julho.

Em princípio, a missão da ONU será mantida durante seis meses e, além dos 4.200 soldados cedidos pelas Forças Armadas da Etiópia - um número quatro vezes superior às forças da ONU nessa região -, contará com 50 civis e um apoio adequado a suas dimensões.

Sua função, segundo aprovou o Conselho de Segurança, será o de "vigiar e verificar a retirada das Forças Armadas Sudanesas e do Exército de Libertação do Povo Sudanês" para que a região fique "desmilitarizada de toda força que não seja a Unisfa e o serviço policial de Abyei".

Além disso, os "capacetes azuis" deverão "fornecer assistência humanitária e a assegurar a livre circulação do pessoal humanitário" na região para garantir que essa ajuda chegue à população necessitada, e também formará os agentes da Polícia de Abyei.

Também foi aprovado o uso da força pelos "capacetes azuis" etíopes, segundo o capítulo VII da Carta das Nações Unidas, em situações de legítima defesa e proteção dos civis.

As autoridades do Sudão e do Sudão do Sul chegaram na semana passada a um acordo em Adis-Abeba para desmilitarizar a disputada região, no qual aceitaram o desdobramento da missão de paz criada nesta segunda-feira


terra



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: