[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 4 de abril de 2011

São tantos ministros no governo Dilma que seis deles nunca foram recebidos pela presidente


Publicada em 02/04/2011 às 21h19m

Luiza Damé

BRASÍLIA. Em três meses de governo, seis dos 37 ministros não tiveram audiência individual com a presidente Dilma Rousseff, segundo levantamento feito pelo GLOBO. São eles: Jorge Hage (CGU), Pedro Novais (Turismo), Mário Negromonte (Cidades), Garibaldi Alves Filho (Previdência), Wagner Rossi (Agricultura) e Moreira Franco (Assuntos Estratégicos). Nesse grupo, quatro são filiados ao PMDB. Negromonte é do PP, e Hage não tem partido.

Na outra ponta, dos mais frequentes, estão ministros que tiveram mais de duas audiências por mês com a presidente. O seleto grupo é integrado por Guido Mantega (Fazenda), Antonio Palocci (Casa Civil), Antônio Patriota (Relações Exteriores), Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Haddad (Educação), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Padilha (Saúde). Coincidência ou não, sete deste grupo de nove ministros são petistas.

Os chamados ministros da casa ou palacianos costumam se encontrar com a presidente sem que isso seja registrado na agenda. Além de Palocci, estão nessa condição os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral). Já o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), José Elito Siqueira, e a ministra da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Helena Chagas, entram na agenda da presidente nos despachos internos da manhã.

Agenda pública da presidente Dilma não registra todas as reuniões

O ministro da CGU tem uma condição semelhante à dos ministros palacianos. Algumas vezes, Jorge Hage é chamado ao gabinete presidencial, mas seu nome não é registrado na agenda pública. Segundo a assessoria da CGU, o ministro já teve audiências com a presidente, mas elas não foram incluídas na agenda. Embora a agenda de Dilma registre quatro encontros com o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, ele também é chamado com frequência ao Planalto. Moreira Franco disse que não pediu audiência e está aguardando ser chamado pela presidente para tratar de assuntos da sua pasta.

- Isso é natural. A presidente tem uma rotina que não é só despacho administrativo com ministros. Ela tem um plano de trabalho para seguir. Eu vou esperar que ela me chame, a não ser que ocorra alguma coisa urgente. Agora, não há nenhuma questão partidária envolvida.

A assessoria do Ministério do Turismo informou que Novais "não solicitou até o momento audiência com a presidente". Mas disse que o ministro "esteve diversas vezes no Palácio do Planalto em reuniões com a presidente e outros ministros". Já Mário Negromonte, segundo a assessoria do Ministério das Cidades, foi chamado para reuniões com Dilma na cabine do avião presidencial, durante duas viagens. O ministro também participou no Planalto de reuniões setoriais, como a que tratou das obras da Copa de 2014.

A assessoria do Ministério da Agricultura disse que Wagner Rossi esteve "quatro ou cinco ocasiões" com Dilma, mas não precisou as datas, tratando de nomeações e política agrícola. A assessoria do Ministério da Previdência Social não respondeu às ligações do GLOBO.

O Planalto disse que todos os ministros já participaram de reuniões com a presidente e que não há, no momento, nenhum pedido de audiência pendente. Todos estiveram na primeira reunião ministerial, no dia 14 de janeiro.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: