[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fukushima lança mais de 11 toneladas de água radioactiva no Pacífico


Por Redacção

A empresa responsável pela central de Fukushima anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar mais de 11 toneladas de água radioactiva no oceano Pacífico para que os funcionários possam reparar os circuitos de arrefecimento dos reactores.

De acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, serão lançadas dez mil toneladas de água que se encontra numa unidade da central e outras 1.500 toneladas que estão em condutas subterrâneas dos reactores 5 e 6. a radioactividade contida nessas águas é cem vezes superior ao limite legal, mas a Tepco afirma que este é um nível baixo de contaminação e que não representa um perigo para a saúde humana.

Recorde-se que a central de Fukushima foi largamente afectada pelo sismo seguido de tsunami do passado dia 11 de Março, que danificou o sistema eléctrico dos seus seis reactores, bem como as bombas de arrefecimento do combustível nuclear.

Na altura, a empresa responsável pela central lançou milhares de toneladas de água sobre as instalações da central, o que provocou inundações nos edifícios e galerias subterrâneas, o que está a dificultar os trabalhos para recuperar o arrefecimento dos reactores. A Tepco tem estado a armazenar a água, mas os seus depósitos já encheram, sendo agora preciso esvaziá-los, segundo explica a empresa.

www.abola.pt




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: