[Valid Atom 1.0]

domingo, 24 de abril de 2011

Cristãos do Mundo Inteiro Celebram Páscoa

/portuguese.ruvr.ru/


24.04.2011, 17:09
Photo: RIA Novosti
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
Hoje, os Cristãos do mundo inteiro celebram o Domingo de Páscoa. Esta festa é a principal solenidade de todo o ano religioso, tanto na tradição oriental cmo na tradição ocidental do cristianismo. A festa foi instituída em memória da Ressurreição de Jesus Cristo depois dos Seus sofrimentos e morte na Cruz.

Cristo ressuscitou! Ressuscitou de verdade! Estas saudações pascais são pronunciadas a cada ano já durante quase dois milênios. O Domingo da Ressurreição é uma das festas mais alegres e solenes do ano eclesiástico, dia que relembra aos crentes os fundamentos basilares da doutrina cristã – diz o patriarca da Igreja Cristã Ortodoxa Russa, Kirill. E continua:

A ressurreição de Cristo não é somente um fato do passado, é também uma realidade presente aqui e agora. O Salvador ressuscitado permanece em sua Igreja em meio aos crentes nEle. Ele recebe os que vêm ter com ele com arrependimento e fé, enchendo seus corações de uma força benigna. É um acontecimento importantíssimo na história da humanidade e na vida de cada ser gumano. É porque preconizamos também a realidade das mudanças operadas nos nossos dias na vida das pessoas pela força do Ressuscitado. São mudanças que fazem as pessoas voltarem-se da escuridão para a luz, da morte para a vida e do desânimo para a esperança. É uma transformação realizada na vida de cada um que vai ter com o Senhor com uma fé sincera.

No cristianismo ortodoxo russo, a Páscoa foi sempre considerada uma solenidade das solenidades, sendo-lhe atribuído sempre um significado especial. Com a chegada do Domingo da Ressurreição termina um jejum rigoroso durante o qual os crentes não podem divertir-se, comer carne nem peixe, tampouco beber vinho. Em contrapartida, a mesa festiva está livre de quaisquer limites. Desde tempos ancestrais têm sido cozidos na Rússia em comemoração desta festa uns panetones especiais e preparados um doce especial de requeijão, presunto assado e carne frita de vitela.

A propósito, o hábito chegado até nossos dias de oferecer no dia da Páscoa ovos coloridos origina-se dos tempos do imperador romano Tibério. Diz uma lenda que ao chegar a Roma para pregar o Evangelho Maria Magdalena lhe ofereceu um ovo com as palavras “Cristo ressuscitou!” O imperador ateu exclamou: Isso é tão incrível com se o ovo se tivesse tornado vermelho! Depois desse comentário, o ovo de galinha em suas mãos virou vermelho.

Na Rússia Antiga, eram atribuídas aos ovos pascais umas propriedades milagrosas. Eles eram colocados no meio das sementes preparadas para a sementeira para assim garantir uma safra rica. Ainda hoje existe o hábito de “cristizar-se” com ovos pascais, ou seja quebrá-los alternadamente pelas extremidades opostas, semelhantemente ao hábito de os crentes se beijarem três vezes nas faces. Entretanto, crianças entregam-se ao jogo chamado “rola-rola”, vencendo aquele cujo ovo tiver rolado mais longe que os demais.

No Dia da Ressurreição de Cristo, nas igrejas dos Cristãos do Leste e do Oeste são realizados ofícios divinos solenes. Entre os Católicos, é a Vigília Pascal que se inicia na noite do sábado pela Liturgia da Luz, uma cerimônia especial em que no pátio da igreja se faz uma fogueira de que o sacerdote acende uma vela grande chamada Círio Pascal. É com essa vela que o sacerdote entra no templo com todas as luzes previamente apagadas, acendendo os párocos reunidos suas velas com essa chama. Existe também no catolicismo a tradição de batizar adultos na noite pascal, sendo tal batizado considerado especialmente honroso. Um presente pascal tradicional nos países católicos ocidentais é a figurinha de lebre de chocolate.

Na Rússia, as solenidades pascais são precedidas da Procissão da Cruz. Tradicionalmente, o primaz da Igreja Cristã Ortodoxa Russa encabeça em Moscou a procissão em volta da Catedral de Cristo Redentor, o templo mais importante dessa confissão do País. Já há quase 10 anos que pouco antes do início da Domingo de Páscoa um avião fretado pela Fundação de São André, o Protóclito, traz da Jerusalém a Chama Sagrada de Jerusalém, da qual são em seguida acesas todas as velas pascais. Ao fim da liturgia solene, dos campanários da Catedral de Cristo Redentor vem o repicar dos sinos, pela primeira vez nos dias da Semana da Paixão. E na Semana Pós-Páscoa, qualquer pessoa pode dar uma badalada no sino principal do templo mais importante da Rússia.

Este ano, no Domingo da Ressurreição de Cristo se inicia, também em Moscou, o anual Festival Musical Pascal. Ao longo dos anos de sua existência, o evento ganhou a reputação de um dos certames musicais mais prestigiosos e conceituados e ganhou uma dimensão internacional. Para os Moscovitas e os turistas foram preparadas umas surpresas festivas. Uma delas é um ovo gigantesco de gelo, o qual foi levantado na Galeria de Esculturas de Gelo da capital. Um outro milagre pascal poderá ser admirado junto à Catedral de Cristo Redentor. É um panetone gigantesco de areia, o qual faz parte de uma composição enorme de mais de cinquenta metros de comprimento e sete metros de altura. Esses e outros eventos festivos ressaltam perfeitamente o significado de uma das festas cristãs mais importantes e alegres do cristianismo.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: