[Valid Atom 1.0]

domingo, 24 de abril de 2011

Chocolate na Páscoa é sonho distante das roças de cacau do interior baiano

3/04/2011 às 20:12
|


Camila Oliveira | Sucursal Itabuna
Luiz Tito / Ag. A TARDE


A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, principal matéria-prima do chocolate e fornecedor das grandes fábricas nacionais e internacionais do setor. É da região sul do Estado, conhecida como Costa do Cacau, que a matéria-prima do chocolate é produzida e abastece a Páscoa do País.

Neste período, o consumo do chocolate triplica. É uma oportunidade para trabalhadores ganharem dinheiro extra com a produção de ovos caseiros e para as grandes marcas faturarem.

“Faço ovos caseiros há quatro anos. Tiro um dinheiro a mais e compenso o gasto extra do final de ano e do Carnaval”, conta a produtora Regiane Borges. Ela diz que aprendeu a fazer ovos de chocolate em um programa de TV. “Comecei fazendo poucos e a vender para colegas de escola, hoje recebo encomendas de até 500 ovos. A produção só não é maior por falta de tempo”, comemora ela.

Inacessível - Enquanto o cacau baiano é servido nas mesas do País, crianças que vivem nas fazendas sonham com o ovo de Páscoa, que nem sempre chega. “Tenho cinco filhos, trabalho em roça de cacau há 20 anos. Às vezes tenho dinheiro para comprar, mas o ovo de Páscoa é muito caro. Aprendi a fazer mel de cacau, polpa, geleia, mas chocolate ainda não”, diz o trabalhador rural Erivaldo Nascimento, 44 anos.

Ele conta que o patrão vende para as fábricas, mas se quiser comer chocolate, precisa comprar no supermercado. “Mas como são muitos filhos, não tenho como comprar para todos”, completa.

Na Fazenda Nova Esperança, em Ibicaraí, vivem quatro famílias de trabalhadores rurais. Apesar do contato diário com o fruto, algumas crianças de lá nunca ganharam um ovo de Páscoa. “Aqui, o luxo é deixar os meninos estudarem e a gente trabalha duro. Nós plantamos para comer, e o resto a gente compra na feira, mas chocolate é muito caro”, argumenta Valdimária Santos, 33 anos, mãe de 3 filhos.

Nadson Santos, 10 anos, filho mais novo de Valdimária, espera o ovo de Páscoa que só ganha na escola. “As professoras compram os ovos no supermercado e dão para nós. Não é muito grande, mas é gostoso”, confessa Nadson.

A pequena Vivian Santos, 5 anos, ganhou seu primeiro ovo de Páscoa este ano. “Foi a professora da escola quem me deu. Foi muito pequenininho, veio num papel colorido. Eu como cacau aqui, mas gosto mais do chocolate”.

Enquanto no comércio os ovos chamam a atenção do público infantil, nas roças é o fruto nas barcaças que faz a alegria das crianças. “A Vivian não pode ver o cacau na barcaça que ela enche a mão e se tirar do pé ela chupa o cacau inteirinho. Quem não tem como comer chocolate, come cacau”, brinca Valdemária.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: