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domingo, 27 de março de 2011

Donos usam laranjas em licitações de rádios e TVs

27/03/2011 - 03h32


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DO RIO




Levantamento feito pela repórter especial da Folha no Rio Elvira Lobato mostra que empresas abertas em nomes de outras pessoas (laranjas) são frequentemente usadas por especuladores, igrejas e políticos para comprar concessões de rádio e TV em licitações do governo federal.

Entre os "proprietários" há funcionários públicos, donas de casa e enfermeiro, pessoas com renda incompatível com os negócios. A reportagem analisou casos de 91 empresas; 44 não funcionam nos endereços registrados. De 1997 a 2010, o Ministério das Comunicações ofereceu 1.872 concessões de rádio e 109 de TV.

A pasta diz não ter como identificar se os nomes nos contratos são de laranjas. Afirma também que não pode contestar a veracidade de documentos emitidos por carórios e juntas comerciais.


As pessoas


Pessoas que aparecem neste site são necessariamente sócias ou dirigentes de algum veículo de comunicação, grupos de mídia ou redes nacionais de televisão. Existem ainda senadores, deputados, governadores, prefeitos ou vereadores que possuem em seu nome - contrariando a Constituição Federal - outorgas de rádio e televisão. Aqui não está computada a relação indireta, ou seja, familiares e sócios de políticos que controlam algum veículo.

A tabela ao lado mostra os políticos com maior número de veículos no país. Para saber mais sobre eles, confira o levantamento especial políticos sócios.

é o número de sócios existente neste site. Cada um possui uma página que indica quais seus veículos. Para encontrá-los, utilize o filtro de listagem que está no topo desta página

A tabela acima revela os dez políticos com maior número de veículos no Brasil.

Veja o levantamento políticos sócios com estatísticas completas sobre o tema.

As redes de TV


No Brasil, o Sistema Central de Mídia é estruturado a partir das redes nacionais de televisão. Mais precisamente, os conglomerados que lideram as cinco maiores redes privadas (Globo, Band, SBT, Record e Rede TV!) controlam, direta e indiretamente, os principais veículos de comunicação no País. Este controle não se dá totalmente de forma explícita ou ilegal. Entretanto, se constituiu e se sustenta contrariando os princípios de qualquer sociedade democrática, que tem no pluralismo das fontes de informação um de seus pilares fundamentais.

Desde a década de 60, a configuração do sistema de redes nacionais foi sendo construída com duas características básicas: forte apoio dos recursos públicos e um modelo de negócios baseado na afiliação de grupos regionais privados a esses conglomerados nacionais. Até hoje, cerca de um terço das prefeituras municipais e outra parcela substancial de empresas públicas estaduais financiam a interiorização dos sinais das redes comerciais.

O gráfico ao lado mostra o número de veículos ligados às {num_redestv} redes nacionais de TV identificadas pelo projeto Donos da Mídia. E, por exclusão, aqueles que não possuem relação de dependência com elas. Considera-se veículos vinculados às redes nacionais todas as emissoras de TV geradoras ou retransmissoras do sinal da cabeça-de-rede. Além disso, estão incluídos todos os demais veículos controlados pelos grupos regionais afiliados. Neste último bloco, são contabilizadas as estações de rádio, jornais, revistas e operadoras de TV por assinatura.

é o número total de redes de TV no Brasil

é o total de veículos ligadas às redes de TV e a seus respectivos grupos afiliados no País.

Veículos vinculados às redes

O gráfico abaixo mostra a proporção entre veículos vinculados às redes de TV e veículos independentes.

das redes de TV


O mapa da comunicação social


O Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Aqui estão detalhadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.

Nas próximas páginas, o internauta irá encontrar um amplo e exclusivo quadro da comunicação social brasileira, onde não apenas as relações econômicas entre os grupos privados foram mapeadas. Os regimes de informação, os quais as populações estão submetidas, aparecem identificados e analisados de forma preliminar.

Este projeto nasceu ainda na década de 80, a partir de um trabalho pioneiro elaborado pelo jornalista Daniel Herz. Sua fase pública tornou-se viável após o surgimento de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Também contribuiu para isso a publicização de dados sobre concessões e permissões de emissoras de rádio e televisão, além das participações societárias destas entidades, que passaram a ser difundidos por sistemas interativos da Agência Nacional de Telecomunicações e do Ministério das Comunicações.

O esforço que aqui iniciamos inclui a necessidade de permanente atualização e validação destes dados, proporcionando informações consistentes e confiáveis sobre este panorama. Para isso, esperamos contar com todos os cidadãos e entidades dispostos a colaborar com a construção de uma sociedade onde a democratização da comunicação não seja apenas uma quimera.

Grandes Redes de TV

tabela

Participação das redes nas regiões

RegiãoVeículosVinculados a redes% na regiãoIPC Target [1]% PIB região [2]% população [2]
Centro-Oeste75718524,44%7,607,51%7,03%
Norte48829360,04%5,705,29%7,92%
Nordeste174250829,16%16,8014,06%27,77%
Sul168053131,61%16,8018,21%14,67%
Sudeste437890420,65%53,2054,92%42,61%
Veículos sem endereço432
0,00%


Total Brasil9477242125,55%100100%100%

Fontes: [1] Brasil em Foco - IPC TARGET 2007 [2] IBGE - PNAD 2004

gráfico

Comunicação e políticos

O projeto Donos da Mídia identificou os políticos que possuem participação direta em emissoras de rádio e TV. O gráfico abaixo separa o total de políticos sócios por cargo. Veja o levantamento completo.

tabela

Veículos das cinco maiores redes de TV e de seus grupos afiliados

RedeTVFMOCOMOTTVCMMDSDTHTVACanal TVAJornalRevistaRadcomTotal
Globo105761152492121733271340
SBT587013921101

12
1195
Band39485443131

211

166
Record46512313




9

142
EBC183210277




1

95

copyleft Projeto Donos da Mídia

gráfico

Grandes grupos ligados às redes nacionais

http://donosdamidia.com.br/inicial


LAST

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