Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um alerta informando que um ciclone extratropical pode ser formar no Estado nas próximas horas. Um sistema de baixa pressão avança sobre o território gaúcho na madrugada desta terça-feira, o que levará chuva para todas as regiões do Estado.
Em algumas localidades pode haver precipitações de até 200 milímetros, o que deve ocasionar transtornos. Por outro lado, a região Sul e a Campanha, castigadas pela estiagem, serão beneficiadas com a precipitação.
Devido à sua baixa velocidade de deslocamento em direção ao mar, a área de instabilidade permanecerá cerca de quatro dias sobre o território gaúcho, com ventos que podem chegar a 100 km/h. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 25ºC, mas o calor promete voltar até o final da semana.
Ao chegar ao mar, o sistema se transformará em ciclone, podendo causar ressaca na costa gaúcha.
“Ciclones subtropicais tendem a apresentar deslocamento lento e têm um histórico de provocar eventos de chuva em volumes extremos no leste do Rio Grande do Sul”, avalia o meteorologista Eugenio Hackbart, da Metsul Meteorologia.
O especialista elenca algumas ocorrências históricas de grande precipitação, como em maio de 2008, quando choveu em Porto Alegre mais de 230 milímetros em 24 horas, e em novembro de 2009, quando caiu cerca de 200 milímetros de chuva em território gaúcho e uruguaio.
Para os outros dois Estados do Sul, o alerta é de chuva forte, especialmente até quinta-feira. Para terça-feira e quarta-feira existe ainda a possibilidade de vento forte acompanhado de granizo.
Exibir mapa ampliado
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário