[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

#RIO Além de epidemias, estado emocional das vítimas é preocupação em Teresópolis


Rafael Spuldar
Enviado especial a Teresópolis

As epidemias de doenças infectocontagiosas passam a ser uma das principais preocupações das autoridades na região serrana do Rio, uma semana depois que fortes chuvas causaram deslizamentos e enxurradas que mataram mais de 690 pessoas. Em Teresópolis, no entanto, também existe a atenção para os problemas emocionais dos moradores.

Para a subsecretária de Saúde do município, Luciana Borges, lidar com o estresse pós-traumático das pessoas que sobreviveram ao desastre é um dos maiores desafios dos profissionais de saúde. "Estas são pessoas que estão aglomeradas em abrigos, que perderam seus familiares, suas casas, sua identidade", afirma.

O estresse pós-traumático é o transtorno decorrente de um evento causador de um choque ou trauma emocional na pessoa. Com isso, o sujeito deste estresse pode desenvolver irritabilidade, hiperatividade e distúrbios do sono, como pesadelos recorrentes.

Para contornar o estresse pós-traumático, uma das saídas é retomar a vida das pessoas em sua normalidade, com suas atividades rotineiras, como o trabalho. No entanto, existe a falta de perspectiva para boa parte dos atingidos, para quem os problemas causados pela tragédia não têm prazo certo para acabar.

Segundo Luciana, a convivência com inúmeras pessoas em um pequeno espaço, como nos abrigos de Teresópolis, somente contribuem para o agravamento deste estresse.

Distúrbios psíquicos

Os pacientes com distúrbios psíquicos que estão ocupando os abrigos de Teresópolis são outro problema. Como os medicamentos para estes casos são controlados, e as pessoas em sua maioria perderam as receitas, estes remédios não estão sendo administrados, o que gera surtos que podem ser estressantes para muitas pessoas no local.

"Nestes casos, é pior não dar o medicamento do que dar o medicamento errado", afirma a subsecretária. Ela também vê o álcool e as drogas como problemas a serem combatidos nos abrigos da cidade, apesar da incidência desse tipo problema ainda ser baixa entre os desabrigados.

Como o período de risco está somente começando, ainda não foram verificadas epidemias de doenças na região de Teresópolis. Segundo Luciana Borges, o normal é que surjam surtos de eventos originados na água, como diarreias, hepatite A, leptospirose e verminoses.

Além disto, o contato com o solo contaminado pode levar à intoxicação por produtos químicos das plantações. Já as doenças respiratórias podem ser causadas pela alta umidade, pelos mofos, fungos e pelas aglomerações de pessoas nos alojamentos.

Nos hospitais, já se verificam infecções e septicemia em pacientes que tiveram feridas expostas a bactérias, assim como outras doenças que atacam a pele e os cabelos, como sarnas e piolhos. Foi montado um serviço específico de tratamento de problemas de pele, no hospital de campanha e no Tiro de Guerra do município.

"Guardem energias"

A subsecretária de Saúde afirma que os trabalhos com as pessoas atingidas pelas chuvas em relação à saúde devem durar mais dois ou três meses, ou enquanto houver refugiados nos abrigos. Por isto, ela pede que os voluntários evitem se apresentar agora e "guardem suas energias" para mais tarde.

Já está sendo realizado em Teresópolis um trabalho de vacinação contra tétano e difteria. O Ministério da Saúde já enviou à serra fluminense 250 mil doses de vacinas contra as doenças. No entanto, Luciana vê como um desafio manter esta mobilização em grande escala.

Uma das principais recomendações à população é que se coloque duas gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) para cada litro de água que for utilizada para beber ou para o preparo de alimentos, além de utilizar botas de borracha em locais com solo possivelmente contaminado.

Locais isolados

Para a diretora do Departamento de Assistência à Saúde da Cruz Vermelha de Teresópolis, Elizabeth Benitez, os locais isolados são mais propensos a terem surtos de doenças. Segundo ela, o mais comum nestas áreas é o atendimento a casos de hipertensão, diabetes descontrolado e diarreias.

Elizabeth diz que a Cruz Vermelha tem tentado prevenir o surgimento de doenças passando informações à população. No entanto, a maior dificuldade nos trabalhos, por enquanto, continua sendo o acesso a pontos isolados, onde nem os helicópteros conseguem chegar.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que todas as localidades atingidas pelas chuvas serão atendidas no máximo até o próximo domingo.

Os principais hospitais de Teresópolis - o Hospital das Clínicas e o São José - estão com todos os seus leitos ocupados, mas sem superlotação. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem recebido uma quantidade de pessoas considerada normal nos últimos dias. A cidade tem em torno de 250 leitos.


Psiquiatria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

ESPECIALIDADES MÉDICAS

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicólogicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Para uso dos testes devem ser procurados os profissionais específicos autorizados para aplicá-los. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública, são a CID-10 da Organização Mundial de Saúde, adotada no Brasil, e o DSM-IV da American Psychiatric Association.

Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos mais raramente utilizados, muito já criticados na história do movimento psiquiátrico, como a eletroconvulsoterapia. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora seja bem melhor utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para prática-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar. Os serviços psiquiáticos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.[1]


A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"


Aparentemente, a Psiquiatria originou-se no século V A.C., enquanto que os primeiros hospitais para doentes mentais foram criados na Idade Média. Durante o século XVIII a Psiquiatria evoluiu como campo médico e as instituições para doentes mentais passaram a utilizar tratamentos mais elaborados e humanos. No século XIX houve um aumento importante no número de pacientes. No século XX houve o renascimento do entendimento biológico das doenças mentais, introdução de classificações para os transtornos e medicamentos psiquiátricos. A antipsiquiatria ou movimento anti-psiquiátrico surgiu na década de 1960 e levou à desinstitucionalização em favor aos tratamentos na comunidade. Estudos científicos continuam a buscar explicações para as origens, classificação e tratamento dos transtornos mentais.

Os transtornos mentais são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos. Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

Índice

[esconder]

[editar] A Prática da Psiquiatria

Psiquiatras são médicos especializados no cuidado da saúde mental por meio do tratamento da doença mental[2], através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas, incluindo o uso de medicamentos.[3] [4] [5]


Os psiquiatras e os médicos assistentes podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma (EEG) e exames como Tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons). O profissional tem que avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.

[editar] Subespecialidades

Alguns psiquiatras especializam-se em certos grupos etários como pedopsiquiatras (especialistas em crianças e adolescentes) e os gerontopsiquiatras (especialistas em problemas psiquiátricos dos idosos). Muitos médicos que redigem laudo de sanidade (tanto em casos civis quanto criminais) são psiquiatras forenses, que também se especializaram no tratamento de criminosos e ou pacientes que apresentam periculosidade.

A Associação Brasileira de Psiquiatria reconhece as seguintes subespecialidades em psiquiatria:

Outras estão em fase de avaliação

[editar] Áreas de Estudo

Além destas, na formação do psiquiatra são também fundamentais conhecimentos de Medicina interna, neurologia, radiologia, psicologia, sociologia, farmacologia e psicofarmacologia

[editar] O Tratamento em Psiquiatria

A terapêutica psiquiátrica evoluiu muito nas últimas décadas (veja também História da Psiquiatria). No passado os pacientes psiquiátricos eram hospitalizados em Hospitais psiquiátricos por muitos meses ou mesmo por toda a vida. Nos dias de hoje, a maioria dos pacientes é atendida em ambulatório (consultas externas). Se a hospitalização é necessária, em geral é por poucas semanas, sendo que poucos casos necessitam de hospitalização a longo prazo.

Pessoas com doenças mentais são denominadas pacientes (Brasil) ou utentes (Portugal) e são encaminhadas a cuidados psiquiátricos mais comumente por demanda espontânea (doente procura o médico por si mesmo) ou encaminhadas por outros médicos. Ocasionalmente uma pessoa pode ser encaminhada por solicitação da equipe médica de um hospital, por internação psiquiátrica involuntária ou por solicitação judicial.

[editar] Avaliação Inicial

Qualquer que tenha sido o motivo da consulta, o psiquiatra primeiro avalia a condição física e mental do paciente. Para tal, é realizada uma entrevista psiquiátrica para obter informação e se necessário, outras fontes são consultadas, como familiares, profissionais de saúde, assistentes sociais, policiais e relatórios judiciais e escalas de avaliação psiquiátricas. O exame físico é realizado para excluir ou confirmar a existência de doenças orgânicas como tumores cerebrais, doenças da tireóide, ou identificar sinais de auto-agressividade. O exame pode ser realizado por outros médicos, especialmente se exame de sangue ou diagnóstico por imagem é necessário. O exame do estado mental do doente é parte fundamental da consulta e é através dele que se define o quadro e a capacidade do mesmo em julgar a realidade

O do tratamento requer o consentimento do paciente, embora em muitos países existam leis que permitem o tratamento compulsório em determinados casos. Como com qualquer outro medicamento, medicamentos psiquiátricos podem apresentar efeito colateral e necessitar de monitoramento da droga frequente, como por exemplo, hemograma e litemia (necessária para pacientes em uso de sal de lítio). Eletroconvulsoterapia (ECT ou terapia de eletrochoque) às vezes pode ser administrada para condições graves que não respondem ao medicamento. Existe muita controvérsia sobre este tratamento, apesar de evidências de sua eficácia.

Alguns estudos pilotos demonstraram que a Estimulação magnética transcraniana repetitiva pode ser útil para várias condições psiquiátricas (como depressão nervosa, alucinações auditivas). No entanto, o potencial da estimulação magnética transcraniana para a diagnóstica e terapia psiquiátrica ainda não foi comprovado, por falta de estudos clínicos de longo prazo.[6]

[editar] Consultas externas ou ambulatório

Pacientes psiquiátricos podem ser seguidos em internamento ou em regime ambulatorial. Neste último, eles vão às consultas no ambulatório, geralmente marcadas antecipadamente, com duração de 30 a 60 minutos. Nestas consultas geralmente o psiquiatra entrevista o paciente para atualizar sua avaliação do estado mental, revê a terapêutica e pode realizar abordagem psicoterápica. A frequência com que o médico marca as consultas varia de acordo com a severidade e tipo de cada doença.

[editar] Internamento Psiquiátrico

Existem duas formas de internamento psiquiátrico, o voluntário e o compulsivo. Os pacientes podem ser internados voluntariamente quando o quadro clínico o justifique e este seja aceito pelo paciente. O internamento compulsivo terá lugar sempre que o paciente seja alvo de um mandado e/ou processo de internamento compulsivo por reunir as condições previstas na Lei de Saúde Mental (Lei nº.36/98 de 24 de Julho - Portugal) . Os critérios para a internamento compulsivo variam de país para país, mas em geral visam a presença de transtorno mental que coloque em risco imediato a saúde do próprio de terceiros ou a propriedade.

Quando internados os pacientes são avaliados, monitorados e medicados por uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos e outros profissionais de saúde.

[editar] Sistemas diagnósticos dos transtornos psiquiátricos

A CID-10 ou Classificação Internacional de Doenças é publicado pela Organização Mundial de Saúde e utilizado mundialmente. Nos Estados Unidos, o sistema diagnóstico padrão é o DSM IV ou Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders revisado pela American Psychiatric Association (Associação Americana de Psiquiatria). São sistemas compatíveis na acurácia dos diagnósticos com exceção de certas categorias, devido a diferenças culturais nos diversos países. A intenção tem sido criar critérios diagnósticos que são replicáveis e objetivos, embora muitas categorias sejam amplas e muitos sintomas apareçam em diversos transtornos. Enquanto os sistemas diagnósticos foram criados para melhorar a pesquisa em diagnóstico e tratamento, a nomenclatura é agora largamente utilizada por clínicos, administradores e companias de seguro de saúde em vários países.

Notas e referências

  1. Pietrini, P. (2003). "Toward a Biochemistry of Mind?". American Journal of Psychiatry 160: 1907-1908/.
  2. Shorter, E.. A History of Psychiatry: From the Era of the Asylum to the Age of Prozac.. [S.l.]: New York: John Wiley & Sons, Inc, p.326, ISBN = 978-0-47-124531-5, 1997.
  3. Campo de Atuação do Psiquiatra * Transtornos Mentais Orgânicos * Estados Confusionais agudos (Atual Delirium) * Demência (parkinson, Alzheimer e outras) * Dependência Química (Alcoolismo, Cocaína, Crack, Maconha, etc). * Esquizofrenia, Psicoses esquizofreniformes * Transtorno Esquizoafetivo * Depressao (leve, moderada e grave) * Transtorno Bipolar do Humor (antiga Psicose Maniaco depressiva) * Transtornos de Ansiedade (Pânico, Fobias, TAG=Transtorno de Ansiedade generalizada, Stress, Reação aguda e crônica ao stress, stress pós-traumático) * TOC=Transtorno Obsessivo Compulsivo, Tiques (vocais e motores) * Transtornos Dissociativos (Amnésia, Crises Conversivas, Afonia, Paralisia) * Transotornos Somatoformes (Somatizaçoes) * Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia, Transtorno de Compulsão Alimentar) * Depressão e psicose pós parto * Transtornos de personalidade (Borderline, anancástico, histriônico, esquizoide, etc) * Retardo Mental (antiga oligofrenia), leve moderada e grave Fonte: Kaplna, Compêndio de Psiquiatria, 10a edição, Classificação Internacional das Doenças, 10a edição. Essen-Moller, E. (1971). "On classification of mental disorders.". Acta Psychiatrica Scandinavica 37: 119-126..
  4. Krebs, M.O. (2005). "Future contributions on genetics.". World Journal of Biological Psychiatry 6: 49-55.
  5. Hampel, H.;Teipel, S.J.; Kotter, H.U.; et al. (1997). "Structural magnetic resonance imaging in diagnosis and research of Alzheimer's disease.". Nervenarzt 68: 365-378..
  6. Ridding MC & Rothwell, JC. (2007) "Is there a future for therapeutic use of transcranial magnetic stimulation?" Nature Reviews Neuroscience 8: 559-567
  • American Psychiatric Association (2000), Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4ª edição. Text revision. Washington, DC: American Psychiatric Association; 2000
  • Ballone GJ, PsiqWeb, internet, disponível em www.psiqweb.med.br
  • Sadock BJ, Sadock VA, eds. Kaplan & Sadock's Comprehensive Textbook of Psychiatry2000. 7ª edição. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins; 2000.
  • World Health Organization (WHO) International Classification of Diseases Online Version, disponível em http://www.who.int/classifications/icd/en/

[editar] Ver também

[editar] Listas

[editar] Ligações externas


[editar] Bibliografia

  • COSTA, Adriana Cajado. Psicanálise e saúde mental: a análise do sujeito psicótico na instituição psiquiátrica. São Luis/MA: EDUFMA, 2009 [1]



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: