[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ophiuchus

Ophiuchus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Serpentário

Ophiuchus constellation map.png
Nome latino
Genitivo

Ophiuchus
Ophiuchi

Abreviatura Oph
• Coordenadas
Ascensão reta
Declinação
17 h
Área total 948° quadrados
• Dados observacionais
Visibilidade
- Latitude mínima
- Latitude máxima
- Meridiano

-80°
+80°
25 de Julho, às 21h
Estrela principal
- Magn. apar.
Ras Alhague (α Oph)
2.1
Outras estrelas
- Magn. apar. < 3
- Magn. apar. <>

5
-
• Chuva de meteoros
• Constelações limítrofes
Em sentido horário:

Ophiuchus, o Serpentário, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Ophiuchi. Representa-se o serpentário como um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação.

RS Ophiuchi, uma estrela muito fraca, é parte de uma classe incomum conhecida como "novas recorrentes", cujo brilho aumenta em intervalos irregulares, centenas de vezes em poucos dias. A Estrela de Barnard, a quinta estrela mais próxima do Sol, também está nesta constelação. Outro sistema que faz parte da constelação é o 36 Ophiuchi.

De acordo com as fronteiras modernas, suas vizinhas são Hercules, Serpens Caput, Libra, Scorpius, Sagittarius, Serpens Cauda e Aquila.

Embora já fosse conhecida na Antiguidade, quando se formularam as regras da Astrologia, não é admitida no zodíaco porque há 3 mil anos estava longe da eclítica. Porém, com a precessão dos equinócios, já se situa entre Sagitário e Escorpião.Na verdade as próprias constelações do Zodíaco não seguem mais o ritmo descrito na Astrologia atualmente, se posicionado mais atrasadas em relação aos dias estipulados; Os astrólogos herméticos usam a elipse como estava disposta na Antiguidade, e excluem Ophiucus.

[editar] Objetos notáveis no céu

Destacam-se cinco aglomerados, dois ao norte (M10 e M12), dois ao sul (M9 e M107) e um a oeste (M14).




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: