[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A UNE virou aparelho de aluguel do governo do PT


O movimento estudantil só é governista quando se trata de funcionar como aparelho do regime, como acontece em Cuba ou na Coréia do Norte. A entrevista a seguir demonstra de que modo o movimento estudantil brasileiro foi emasculado pelo governo Lual e pelo PT - a peso de muito dinheiro público. Vale a pena ler.

CLIPPING
Site Terra - 26/04/2010


ENTREVISTA
“A UNE está desconstruindo sua história”
Gil Castello Branco, Economista da ONG Contas Abertas

Mesmo que a UNE tenha optado por não apoiar Dilma Rousseff (PT), o economista Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas, mantém a crítica em relação à entidade. Para ele, a UNE perdeu a independência.


ZH – Como o senhor avalia a posição da UNE em relação ao governo Lula?
Gil Castello Branco – A UNE vai reconstruir sua sede no Rio, mas está desconstruindo sua história. O movimento estudantil, quando subvencionado pelo governo, perde sua essência, perde sua independência.
ZH – A entidade está alinhada ao governo?
Castello Branco – Não se trata nem de uma postura neutra, mas de uma postura pró-governo. Não vi os estudantes da UNE nas ruas durante a crise envolvendo o senador José Sarney. Não vi os estudantes atuando pelas investigações durante a CPI da Petrobras. Ao contrário, tinham uma posição favorável à postura governista.
ZH – Qual deveria ser a postura da UNE, na sua opinião?
Castello Branco – Precisamos da ousadia dos jovens. E isso se perde quando eles estão cooptados. Não é bom para o Brasil que a UNE seja dependente do governo. Ela perde sua capacidade crítica. E isso vale para qualquer governo, seja de Lula, Sarney ou José Serra.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters