[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Chávez chama relatório da OEA de 'inefável' e 'ignominioso'





O presidente venezuelano Hugo Chávez criticou nesta quinta-feira o informe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre a Venezuela, acusando-a de "inefável" e afirmando que o documento é "ignominioso".

"Vimos o informe da inefável Comissão Interamericana de Direitos Humanos. É uma colcha de retalhos", disse Chávez em uma coletiva de imprensa em Caracas.

"Isto é detestável. É a mesma comissão que apoiou Carmona aqui", acrescentou o presidente ao se referir a Pedro Carmona Estanga, líder do golpe de Estado na Venezuela em 2002 que tirou Chávez do poder por dois dias.

A CIDH divulgou na quarta-feira um informe de quase 300 páginas onde afirma que o Estado de direito na Venezuela se debilitou pela falta de separação dos poderes, e alertou sobre as "sérias restrições" aos direitos humanos.

No texto, a CIDH observa um "enfraquecimento do Estado de Direito e da democracia na Venezuela" que "tem como consequência sérias restrições ao pleno gozo dos direitos humanos" no país.

"É parte da agressão permanente, a ameaça permanente de isolar a Venezuela", falou o presidente.

A Comissão destacou que o informe foi elaborado sem uma visita de observação ao país, já que o governo de Hugo Chávez se nega a autorizá-la desde 2002.




LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters