[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ministros de Lula aproveitam feriado de Ano Novo e saem de férias


quer dizer :" continuam as férias", que é razão de viver deles


Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A maioria dos ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o feriadão de Ano Novo para tirar recesso do trabalho e recarregar as baterias para o início do ano eleitoral. A começar pelo próprio presidente, que só retomará suas atividades de trabalho no dia 11 de janeiro, os ministros optaram por descansar nos primeiros dias de 2010.

Lula passa o Ano Novo ao lado da família na Base Naval de Aratu (40 km do centro de Salvador), propriedade da Marinha. O presidente deve seguir amanhã para o local, onde pretende ficar hospedado durante o período de descanso. No início de 2009, Lula também se hospedou por dez dias na base militar depois de passar o Ano Novo em Fernando de Noronha (PE) --com direito a passeios de barco e banho de mar.

Na Esplanada, os ministros seguiram o caminho do presidente e pediram uns dias de descanso no início de 2010. Pré-candidata do PT à Presidência da República, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) entrou em recesso no início desta semana e só retoma suas atividades no governo no dia 5 de janeiro.

Assim como Dilma, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Celso Amorim (Relações Exteriores) só voltam ao trabalho no início de janeiro. Amorim escolheu o exterior para saudar o início de 2010 e reassume as funções no dia 7 de janeiro. O ministro da Fazenda, por sua vez, retoma suas atividades no dia 15 de janeiro, depois do período de férias.

Os ministros Altemir Gregolin (Pesca), Franklin Martins (Comunicação Social), Jorge Félix (Segurança Institucional), Orlando Silva (Esportes) e Jorge Hage (Controladoria Geral) só voltam ao trabalho na segunda semana de janeiro, a partir do dia 11. Outros ministros tiraram a primeira semana do ano novo de folga, como José Gomes Temporão (Saúde), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional).

Assim como no Executivo, o Legislativo só retoma suas atividades no início de fevereiro. Os deputados e senadores estão de folga durante todo o mês de janeiro, em recesso parlamentar. No Judiciário, as atividades também serão retomadas somente dia 1º de fevereiro. Até lá, os tribunais e órgãos judiciais funcionam em regime de plantão.

Sem a maioria dos ministros, parlamentares e integrantes do Judiciário, a Esplanada dos Ministérios ficou vazia nos últimos dias de 2009. Nos estacionamentos dos ministérios e do Congresso há vagas sobrando, ao contrário do que ocorre nos demais meses do ano.

Autorização

Lula autorizou o descanso dos ministros com o argumento de que todos devem estar prontos para o trabalho no último ano de seu governo. Embora vários ministros sejam candidatos nas eleições de 2010 --por isso terão que deixar o governo ainda no primeiro semestre--, o presidente disse a aliados que quer a sua equipe com força máxima no ano eleitoral.

A Justiça Eleitoral estabelece o mês de abril de 2010 como prazo máximo para que os ministros-candidatos deixem os cargos no governo federal. A expectativa é que Lula, como vem sinalizando a interlocutores, nomeie técnicos para concluírem os mandatos dos titulares. Lula quer privilegiar os secretários-executivos da pasta nos último dias de governo ao invés das tradicionais indicações políticas à Esplanada.

Entre os ministros que já declararam suas pré-candidaturas aos governos estaduais, estão Tarso Genro (governo do RS), Geddel Vieira Lima (governo da Bahia), Hélio Costa e Patrus Ananias (governo de Minas Gerais).

Outros integrantes do primeiro escalão do governo querem concorrer a cadeiras na Câmara e no Senado, como os ministros Reinhold Setephanes (Agricultura) e Paulo Bernardo (Planejamento).






LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters