30/12 - 00:43 - iG São Paulo com EFE
David Goldman, pai do garoto S.G., de 9 anos, anunciou em entrevista nesta terça-feira que pedirá à família da mãe do menino ressarcimento de US$ 500 mil (cerca de R$ 870 mil). A quantia diz respeito aos valores gastos pelo americano na Justiça para conseguir a guarda do filho.
O anúncio ocorreu um dia após a família brasileira de S.G. informar que seguirá com o processo judicial e deve ir ao Superior Tribunal de Justiça (STF) para que a opinião do menino seja ouvida - a avó de S.G. alega que a vontade dele é seguir no Brasil.
David Goldman durante entrevista nos Estados Unidos |
Ainda nesta terça-feira, o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, defendeu a decisão da Justiça brasileira de entregar o menino americano a seu pai.
"Toda criança levada do país em que mora para outro país, e que neste seja retida sem o consentimento de um dos pais, deve ser imediatamente restituída, para que todas as questões relativas à custódia e às visitas sejam decididas no país de sua residência habitual", disse o secretário.
Na quinta-feira passada, S.G. viajou para Orlando com seu pai em um avião fretado por uma rede de televisão americana. Os avós maternos e o padrasto de S.G., que disputavam a custódia com o pai, entregaram o menino de nove anos no consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em cumprimento da sentença em última instância do STF.
Sphere: Related Content