[Valid Atom 1.0]

sábado, 14 de novembro de 2009

Dia mundial da diabetes


- Número crescente de diabéticos requer atenção da sociedade. Atualmente, são 250 milhões de pessoas em todo o planeta

Fernanda Pamplona

Neste sábado, 14 de novembro, é considerado o Dia Mundial da Diabetes. O tema para debate este ano é “Educar para prevenir”, escolhido a partir da constatação de que muitas pessoas descobrem que estão diabéticas quando já estão com uma série de complicações decorrentes da doença.

O presidente da Associação de Diabéticos de Teresópolis, Rogério da Rocha, explicou que o crescimento do número de doentes tem crescido exponencialmente. “Os temas escolhidos para debate no Dia Mundial da Diabetes visam chamar a atenção de todos para a doença, que tem crescido assustadoramente nos últimos anos. Temos verificado que existem vários diabéticos que não sabem que o são, e é uma doença que requer cuidados”, disse.

Dados estatísticos da Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation – IDF) assustam. A cada ano 7 milhões de pessoas desenvolvem diabetes. A cada 10 segundos, uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes e duas desenvolvem a doença. Por isso, o tema escolhido para este ano, “Educar para Prevenir”, pretende divulgar os sintomas mais comuns e como prevenir a doença. O símbolo da campanha, um círculo azul, foi explicado por Rogério. “A cor é a escolhida pela federação para representar os diabéticos. O círculo, representa a união de todos acerca da doença”.

Em Teresópolis, neste sábado, acontecem algumas ações para a população. Ações da Prefeitura Municipal serão feitas no 2º e 3º distritos, nos bairros de Pessegueiros, Bonsucesso e Água Quente, das 9horas às 16 horas.O objetivo é detectar novos casos e reunir pacientes diabéticos para atendimento e acompanhamento de profissionais. O evento ainda mostrará o que é a diabetes, a prevenção e as complicações. Na Associação, também acontece um encontro, com um profissional para tirar dúvidas da população. O funcionamento da associação, de acordo com Rogério, não seria possível se não houvesse apoio da Secretaria de Saúde. “Temos uma parceria com a secretaria há algum tempo, e isso possibilita o funcionamento da associação. Eles fornecem os insumos que precisamos, as tirinhas para teste, que são importadas e caras, e nós não teríamos como arcar com esse custo.” A associação atende aos diabéticos no Centro Materno, na Secretaria de Saúde, todos os dias das 8h às 12h, fazendo aferição de pressão, verificação da taxa de glicose e orientação de pacientes. “Fazemos trabalhos de conscientização e a reeducação alimentar, e explicamos sobre o uso dos medicamentos”, completou.


Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters