[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Zelaya não aceita Acordo de San José, afirma Nicarágua

2 horas, 57 minutos atrás WASHINGTON, EUA (AFP) - O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, não aceita o Acordo de San José para superar a crise em Honduras, informou nesta segunda-feira o embaixador nicaraguense na Organização dos Estados Americanos (OEA).



"O presidente Zelaya disse ao presidente (nicaraguense) Daniel Ortega que não concorda com a proposta de San José, apresentada pelo presidente (da Costa Rica) Oscar Arias", declarou o embaixador nicaraguense Denis Ronaldo Moncada.

Zelaya fez tal afirmação em um telefonema a Ortega a partir da embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde está abrigado desde que voltou a Honduras.

"O presidente Zelaya vai se comunicar em breve com o secretário-geral (da OEA) para reafirmar esta posição" contra o Acordo de San José.

Pelo acordo promovido por Oscar Arias, Zelaya voltaria ao poder até a realização das eleições, previstas para 29 de novembro, sem a possibilidade de se apresentar como candidato.

O golpe que derrubou Zelaya foi motivado por sua insistência em realizar um referendo sobre sua reeleição, após a medida ser recusada pelo Congresso e pelo Supremo Tribunal.

A embaixadora hondurenha na Guatemala, Bessy Valenzuela, revelou que Zelaya "está em contato com a resistência, a sociedade civil, com políticos e a imprensa" desde que voltou a Honduras.

Zelaya "está disposto a não dormir" para tentar resolver a crise, disse a diplomata.



Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters