[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Situação inédita põe Brasília no centro do problema

Honduras


Publicada em 21/09/2009 às 23h38m

Cristina Azevedo e Tatiana Farah

RIO e SÃO PAULO - Uma situação inusitada, que advogados, diplomatas e especialistas em relações internacionais não se lembram de ver paralelo. Em geral, uma pessoa em apuros políticos recorre a uma embaixada estrangeira em busca de garantias para deixar seu país. Mas e no caso do presidente deposto Manuel Zelaya, que retornou a Honduras e se abrigou na embaixada brasileira, disposto a voltar ao poder?

- É um caso inédito, e não acredito que isso contribuirá para solucionar a crise. Ele traz um problema para o Brasil, que não estava envolvido no conflito - opina o ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia.

( Governo interino de Honduras pede que Brasil entregue Zelaya )

O fato coloca o Brasil em situação delicada com o governo Micheletti - um governo, por sinal, que não reconhece.

- É preciso saber se o Brasil ajudou Zelaya a entrar no país ou se apenas o recebeu. Se foi orquestrado, o Brasil assumiu uma postura de alto risco. Isso pode ser uma ação para assumir o protagonismo na resolução do conflito. Se o governo de Honduras quiser resolver pela força, vai criar uma situação internacional insustentável - explica João Paulo Veiga, professor de Relações Internacionais da USP.

( O Brasil agiu certo ao dar abrigo a Zelaya em Honduras? )

( Fotogaleria: veja as imagens do retorno de Zelaya )

Ex-embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur acredita que o caso não contraria a tradição brasileira de abrigar perseguidos políticos.

- Se Zelaya se apresentou, fizemos bem em acolhê-lo. Não acredito que o Brasil tenha feito parte de uma operação de entrada clandestina - avalia o ex-embaixador.

A situação é complicada, na avaliação de Antonio Celso Alves Pereira, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. O Brasil deve comunicar a presença de Zelaya e pedir garantias, disse. Mas, se não as receber, Zelaya corre o risco de ficar encerrado na embaixada, como ficou por cinco anos o líder político peruano Haya de la Torre na embaixada colombiana.

( Zelaya rejeita acordo de San José )

Em outras condições, o Brasil já abrigou refugiados e teve hóspedes polêmicos. Ex-ditador do Paraguai, Alfredo Stroessner viveu 17 anos exilado no Brasil até morrer, em 2006. No caso do presidente deposto do Equador Lucio Gutiérrez, foi preciso enviar um avião para resgatá-lo. Gutiérrez ficou 87 horas refugiado na casa do embaixador brasileiro em Quito. Agora, a presença de Zelaya na embaixada deve levar a um envolvimento maior do Brasil no caso.






Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters