[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Gripe suína já atinge indígenas, diz representante da Funasa

15/09/2009 - 10h51


Participando agora de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o diretor do Departamento Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Wanderley Guenka, comunicou aos senadores que foram confirmados três casos de gripe suína em índios brasileiros. Ele reconheceu que a população indígena tem maior susceptibilidade para contrair gripes, mas garantiu que os órgãos de saúde estão vigilantes nos cuidados e na prevenção dessa e de outras doenças.

Wanderley Guenka contou que o Brasil possui hoje cerca de quinhentos mil indígenas, divididos em 210 etnias, que vivem em aldeias. Segundo o especialista, a questão da saúde indígena é complexa, pois envolve a prevenção com campanhas constantes de vacinação, o controle de doenças como malária, tuberculose, febre amarela, o atendimento dos doentes e ainda a atenção para o contexto sócio-cultural dessas populações.

Ele informou ainda que nos últimos anos foram investidos 66 milhões de reais em compra de equipamentos, carros e instrumentais de saúde para atender os indígenas. Apenas em 2008, detalhou, o ministério da Saúde investiu 28 milhões de reais para o atendimento à saúde indígena.








Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters